08/06/2013
Mesa Diretora dará todo apoio aos vereadores barrados pela segurança do Pronto Socorro
Walter Machado
O presidente da Câmara Municipal de Cuiabá, vereador João Emanuel (PSD) disse que a Mesa Diretora vai exigir do prefeito Mauro Mendes (PSB) as explicações necessárias ao esclarecimento dos atos de truculência que os seguranças da empresa particular Integral Segurança vêm praticando no Hospital Municipal e Pronto Socorro de Cuiabá, contra a população, profissionais da imprensa e vereadores.

Na tarde de quinta-feira (6), um segurança que presta serviço àquela unidade de saúde barrou a entrada de um grupo de sete vereadores, liderados pelo presidente da Comissão da Câmara Municipal, vereador Ricardo Saad (PSDB), que se fazia acompanhar de alguns jornalistas e que tinha como objetivo verificar “in loco” as reclamações de usuários contra as ações da equipe de segurança.
Além de mostrar total despreparo para o exercício da função, o segurança, cujo nome ainda não foi revelado, simplesmente bateu o portão na cara do grupo e disse, de forma truculenta, que todos deveriam aguardar na calçada, do lado de fora da unidade a resposta do supervisor da Integral Segurança, autorizando ou não a entrada dos vereadores e jornalistas.

Para o presidente João Emanuel, a ação é truculenta e o Legislativo Municipal não vai aceitar de forma passiva as explicações devidas pelo município. “Nós temos as nossas prerrogativas. Todos sabem que a principal função do vereador é exercer a fiscalização sobre os atos do Executivo e fazer o acompanhamento dos serviços prestados à população. Portanto, o que ocorreu é inaceitável e nós queremos saber quais providências serão tomadas a respeito”, disse.

João Emanuel, que legalmente é o vice-prefeito de Cuiabá, a partir do momento que o vice eleito, deputado João Malheiros (PR), renunciou ao cargo para continuar na Assembléia Legislativa, garantiu que Ricardo Saad e os demais vereadores terão apoio irrestrito da Mesa Diretora. “Já foi solicitado junto à Secretaria Municipal de Saúde explicações sobre o que motivou a implantação desse serviço. Queremos saber que fatos tão graves aconteceram naquela unidade de saúde que justifiquem a contratação de uma empresa particular de segurança para atuar no Pronto Socorro Municipal”, completa.

Saad, por sua vez ja encaminhou, via Câmara, o pedido de cópia do contrato de prestação de serviço formalizado pela prefeitura, bem como os valores que estão sendo disponibilizados para isso.