11/06/2013
Vereadores querem redução da tarifa do transporte coletivo em Cuiabá

Os vereadores Onofre Júnior (PSB) e Dilemário Alencar (PTB) pediram à Prefeitura de Cuiabá redução da tarifa do transporte coletivo. Alegam que o Governo Federal zerou alíquota do PIS, Cofins e PASEP sobre a receita decorrente da prestação do serviço. Como são componentes da planilha de custo, essa medida já vem levando à diminuição do valor em outras capitais brasileiras.

“Desde o dia 13 de maio, o governo reduziu a zero o PIS, Cofins e PASEP sobre a receita do transporte coletivo. Se são levados em consideração para estipular o valor da tarifa, temos que ter a redução quando eles diminuem também”, justifica Onofre, que tem como uma das bandeiras do mandato a defesa do consumidor.

O vereador do PSB apresentou requerimento na sessão dessa terça-feira (11) pedindo à Prefeitura que reduza o valor. Dilemário Alencar protocolou um ofício na Prefeitura na sexta-feira (07) solicitando a mesma coisa. “Essa não pode ser uma luta de um ou dois vereadores apenas. Deve ser uma bandeira da Câmara”.

Vários capitais brasileiras reduziram a tarifa em até 4%. Isso significaria economia de R$ 0,10 em Cuiabá, diminuindo o valor de R$ 2,95 para R$ 2,85. Em média, isso pode representar uma economia anual de R$ 144 para cada usuário.

O valor da tarifa gerou polêmica no início do ano, quando foi majorada, gerando inúmeros protestos estudantis. Cuiabá tem atualmente a segunda maior tarifa entre as capitais brasileiras. Perde apenas para São Paulo.

Secom Câmara

19/04 - Kits da 1ª Corrida de Rua Família Popular começam a ser entregues