13/11/2007
Ensino de qualidade foi debatido por parlamentares na Câmara
Secom Câmara/CBA
Vereadores em Sessão Plenária
A baixa média nacional do provão em Cuiabá realizado pelo Fantástico, da Rede Globo, em todo o país e brigas de alunos de duas instituições estaduais da capital, que foram parar no site Yotube, foram o teor principal da sessão ordinária da Câmara Municipal de Cuiabá, nesta terça-feira (13), além da questão do passe livre, que teve esta semana, liminar para suspender a restrição do uso, por estudantes.

Os vereadores questionaram o fato de Cuiabá estar na mídia, de forma tão negativa. A Educação, principal teor do noticiário local, teve três focos diferenciados. No entanto, o teor negativo foi o que chamou mais a atenção dos parlamentares, pelo fato das escolas envolvidas: Liceu Cuiabano, Salesiano São Gonçalo e Presidente Médici, serem tradicionais.

Conforme o vereador Leve Levi (PP), apesar de não poder-se generalizar a situação, toda a questão deve ser refletida com seriedade pela sociedade e gestores, pois se trata de um alerta quanto à situação educacional do Estado. Criticou os critérios de aplicação da prova elaborada pelo Fantástico, a um número reduzido de alunos e destacou que não se trata da realidade das instituições avaliadas.

Disse que as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), desse ano ainda não saíram e que, esta avaliação, sim, é que deve demonstrar a real situação da qualidade do Ensino local.

O vereador Permínio Pinto (PSDB) foi outro parlamentar que, indignado com a situação das escolas, destacou-as como referências de ensino. Portanto, lamentou os fatos ocorridos que podem contribuir para que sejam sugeridas idéias de melhor o setor no Estado.

Além destas questões, os parlamentares apresentaram indicações ao Executivo para a realização de obras de infra-estrutura em bairros da capital.

Assessoria: Secom CâmaraCba/Gleid Moreira