18/06/2013
Saad utiliza a tribuna livre
HOSPITAIS CONVENIADOS

O vereador Ricardo Saad (PSDB), representante da classe médica na Câmara de Cuiabá, voltou a usar a tribuna da Casa de Leis nesta terça-feira (18) para cobrar mais agilidade por parte do Executivo Municipal no que se refere ao repasse de recursos para os hospitais conveniados ao SUS.

De acordo com o parlamentar, até hoje a verba ainda não caiu na conta das unidades de saúde. “Essa é uma verba carimbada que é depositada pelo Governo Federal na conta do município todo dia cinco de cada vez. Hoje é dia 18 e ainda não foi repassado nada para os hospitais. Não tem como essas unidades, que muitas vezes tem mais de 90% de seu atendimento voltado para o SUS, ir ao banco pegar dinheiro emprestado para pagar uma conta que não é dele. Existe a contratualização, e ela não está sendo cumprida”, enfatiza.

Saad afirma que este recurso é utilizado, principalmente, para pagar o salário dos funcionários. Desta forma, já está havendo uma cobrança por parte dos mesmos.

UPA PASCOAL RAMOS

A luta pela permanência da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) no bairro Pascoal Ramos continua. Nesta quarta-feira (19) as 14:30, o vereador Ricardo Saad (PSDB) acompanha o promotor Alexandre Guedes e o defensor público geral, Djalma Sabo Mendes em uma visita ao terreno de origem escolhido para a construção da UPA.

O objetivo é verificar in loco as condições da área para descartar qualquer tipo de irregularidades que possa vir a atrapalhar a permanência da Unidade naquele local.

“Essa questão da transferência vai depende de diversas entidades, pois o Ministério Público e a Defensoria também já estão envolvidos. Além disso, o prefeito precisa da autorização do Conselho Municipal e do Ministério da Saúde para mudar a UPA de lugar. Então vamos deixar com que as autoridades definam, porque a nossa parte nós já fizemos. Já mostramos que o terreno é adequado e que, inclusive, já se foi gasto dinheiro público no local”, frisa Saad.

Segundo o vereador, o Conselho deve se reunir no próximo dia 25 para definir a cerca do assunto. O Ministério da Saúde, por sua vez, deve comparecer a Capital no dia 8 do próximo mês.

Com relação ao suposto abaixo assinado pleiteando a transferência da UPA, Saad vê com estranheza. “Até agora não vi nenhum abaixo assinado e nem qualquer outro documento que peça a transferência. Até mesmo porque é impossível moradores da mesma região assinar dois documentos, pois o que pede a permanência tem quase 50 mil assinatura, como que o outro vai ter isso também?”, questiona.

REDUÇÃO TARIFA DE ÔNIBUS

Saad ainda parabenizou o prefeito Mauro Mendes (PSB) por conta da redução de R$ 0,10 na tarifa do transporte coletivo. No entanto, criticou as condições precárias da atual frota de ônibus da Capital.

“O prefeito está de parabéns, agiu corretamente. É o primeiro prefeito de Capital a aderir a redução. Mas isso só foi possível graças a medida adotada pelo Governo Federal. Agora, não adianta nada reduzir a tarifa e os serviços continuarem precários como está. Precisamos ter os cobradores de volta e também garantir melhorias na frota, que hoje em dia, já não atende adequadamente a população cuiabana”.

MANIFESTAÇÕES

O parlamentar também explanou sua opinião a cerda das manifestações que estão sendo realizadas em diversas cidades do país. Para ele, esta é uma atitude de insatisfação da população com diversos pontos.

“Essas manifestações são por conta da insatisfação da população com o Governo, com a política, com a saúde, a educação, a segurança, enfim. Não sou contra, a intensão está sendo boa, mas nisso, grupos com ideias diferentes se unem. Enquanto uns querem protestar para melhorias na qualidade de vida, outros querem fazer baderna, e isso não pode. Não é com vandalismo que vamos resolver os problemas do Brasil”, explanou Saad.