Acessibilidade
Início

NOTÍCIAS
19/06/2013
Allan comemora redução da passagem, mas cobra melhorias na frota e volta dos cobradores
A redução de 10 centavos no preço da passagem de ônibus que entra em vigor a partir desta quarta-feira (19) em Cuiabá foi comemorada pelo vereador Allan Kardec (PT), que no dia 28 de maio já havia cobrado na Tribuna da Câmara Municipal da Capital, uma posição do Executivo no sentido de cumprir a Medida Provisória 617 anunciada pelo ministro da Fazenda Guido Mantega, por determinação da presidente Dilma Rousseff zerando em todo o país, a cobrança do PIS e Cofins do setor do transporte público. A tarifa em vigor hoje de R$ 2,95 passará para R$ 2,85.  

Contudo, o parlamentar ressaltou que os 10 centavos retirados da tarifa, medida anunciada pelo prefeito Mauro Mendes, ainda é muito pouco diante da precariedade nos serviços oferecidos à população cuiabana. “Dez centavos ainda é muito pouco porque não temos cobradores e nem uma frota suficiente para atender todos os usuários com a qualidade que todos merecem. Ainda existe uma afronta aos diretos dos cadeirantes, crianças e idosos que utilizam o transporte público em Cuiabá e precisam de ajuda de um profissional para embarcar e desembarcar”, enfatizou Allan.

Ele lembrou que a grande maioria dos pontos de ônibus não tem cobertura e nem bancos para acomodar os usuários que ficam expostos ao sol e chuva aguardando por longos períodos em pé.

Apesar disso, o vereador elogiou a atitude do Executivo. “Cuiabá entra para história como a primeira Capital a baixar a tarifa. Parabenizo a Prefeitura Municipal por estar cumprindo uma medida determinada pelo governo do Partido dos Trabalhadores. Isso mostra que o PT tem contribuído com as prefeituras de todo o Brasil retirando impostos que refletem em benefícios para toda a população. Essa luta é nossa, é do povo, essa conquista é nossa”, disse ressaltando que a luta é de diversos vereadores. 

Lembrou ainda que um grupo de parlamentares a convite do vereador Juca do Guaraná Filho, no início do ano embarcou em alguns ônibus e percorreu as linhas com trajetos mais longos pedindo providências, entre elas o aumento no tempo de integração do cartão transporte.  

Protestos

Para Allan Kardec, os protestos contra o aumento de ônibus em diversas capitais que ganhou força e ampliou a pauta cobrando outros direitos como educação, saúde e reforma política são protestos populares legítimos e devem ser apartidários. Ressaltou que a população tem o direito de expressar sua opinião e não ser repreendida por violência e truculência policial, pois quando isso acontece, o povo se revolta e as manifestações pacíficas ganham contornos maiores. Ele apóia os movimentos que estão sendo articulados para acontecer em Cuiabá nesta semana e convidou estudantes, sindicalistas e a sociedade para participarem desse momento de exercer a democracia e mostrar aos governantes o descontentamento com a atual situação vivenciada em diversas áreas.

 Welington Sabino - Assessoria de Gabinete


Imprimir Voltar Compartilhar:   Share




+ Notícias
19/04 - Dídimo celebra Dia do Radioamador com abertura de espaço na Tribuna Livre
19/04 - Kits da 1ª Corrida de Rua Família Popular começam a ser entregues
SESSÃO AO VIVO
INFORMES

Brasão de Cuiabá
Praça Moreira Cabral - Centro - s/n - Cuiabá-MT - CEP 78020-010 - Fone:(65) 3617-1500
secom@camaracuiaba.mt.gov.br - Desenvolvimento: STIT - Todos os direitos reservados © 2023
O horário de atendimento ao público é de segunda a sexta-feira das 7:30hs às 18:00hs.