19/06/2013
Diretoria da MAPAS/MT é empossada no Legislativo
Numa solenidade realizada hoje (19-06) no Plenário Ana Maria do Couto (Câmara Municipal de Cuiabá), foi empossada a diretoria da Associação de Apoio aos Familiares Vítimas de Dependência Química - MAPAS. A jornalista Roseli Cordeiro assumiu a presidência da entidade, juntamente com a vice (Vera Araújo) e demais membros das áreas financeira, administrativa, social e fiscal. Autoridades parlamentares prestigiaram a oficialização da entidade estadual da MAPAS (Movimento Antidrogas dos Povos da América do Sul) em Mato Grosso, a exemplo do deputado estadual Luiz Marinho (presidente da Frente Parlamentar Antidrogas da ALMT), Caio César (Defensoria Pública), Anderson Garcia (delegado-geral da Civil), Alana Cardoso (titular da Delegacia de Repressão a Entorpecentes), Nestor Fidelis (Secretaria Estadual de Justiça e Direitos Humanos), capitão PM Silbene Cristina  do Nascimento Rabelo, ve reador Marcrean dos Santos, PRTB, e Walter Arruda, presidente da FEMAB.

Conforme reza o estatuto de criação da Associação de Apoio aos Familiares e Vítimas de Dependência Química, "a associação, pessoa jurídica de direito privado, civil, com sede e foro na capital de Mato Grosso, à Rua Biancardini, 630, Jardim Primavera, não tem fins econômicos, e é de caráter organizacional, filantrópico, assistencial, promocional, recreativo e educacional, sem cunho político ou partidário, com a finalidade de atender a todos que a ela se dirigirem".

Emocionada, a jornalista Roseli Cordeiro externou satisfação em fundar a entidade. "Trata-se de passo muito importante na luta contra a dependência química. Para a família, não apenas para o dependente, é uma caminhada difícil. São muitas dores e dificuldades que se instalam no ambiente familiar a partir do instante que um dos seus membros adentra pelo mundo tenebroso das drogas. As autoridades aqui presentes representam segmentos fundamentais no pretendido êxito contra esse mal social. Serão nossos companheiros de luta. Nossa entidade nasce com o propósito de trabalhar causas pontuais da dependência química. Infelizmente, tenho dito, é uma questão de saúde que acaba se transformando em boletins de ocorrência policial, por vezes em lutos, tragédias".

Roseli afirmou que o evento de lançamento do Movimento Antidrogas pela MAPAS pretende conclamar a sociedade civil organizada "para se integrar à linha de frente neste combate tão complexo".  O objetivo é agregar forças institucionais, citou. "É uma luta sem distinção de cor, credo e posições sociais. Não é um embate apenas da MAPAS e dos seus parceiros, mas de toda a sociedade. É preciso unificar forças para que as drogas não se tornem o flagelo da Humanidade. Hoje, elas têm invadido os lares, a família, e promovido caos total. Assim, a associação irá transformar a atual indignação em ações concretas para combatê-las. Não temos poder de Polícia, mas seremos guerreiras em tempo integral. A exemplo de muitas mães que se embrenham pelas bocas de fumo à procura dos filhos dependentes, enfrentando traficantes com audácia e destemor. Simplesmente não aceitam que seus reben tos fiquem na sarjeta ocasionada pelas drogas".

João Carlos Queiroz - Secom/Câmara