25/06/2013
Oséas critica incapacidade da Saúde em retirar animais no São João Del Rey
Oséas indignado com omissão do CCZ
O vereador Oséas Machado, PSC, criticou hoje cedo (25-06), na sessão plenária da Câmara, o que considera "clara ineficiência dos gestores da área de Saúde do municípío em solucionar um dilema vivenciado diariamente pelos moradores instalado na área do Linhão do São João Del Rey, próximo à EMB Maria Elazir Correa Figueiredo". Segundo o parlamentar, ele solicitou à coordenação do Centro de Controle de Zoonoses da capital para que fosse providenciada a retirada de cadáveres de animais naquela área, tema de indicação de sua autoria, nº 041/13.

"Em resposta, a coordenadora do CCZ, Alessandra Costa Carvalho, e Benedito Oscar Fernandes de Campos, diretor de Vigilância em Saúde - DIVISA, simplesmente informaram que o CCZ não dispunha de veículos para atender nossa solicitação. Acrescentaram que, se fossem fornecidos os respectivos endereços dos proprietários dos animais, a Vigilância Sanitária tomaria providências. Não entendo isso. Se não têm carro para prestar este serviço, que adquiram ou aluguem algum", rebateu Oséas.

Em virtude da inoperância dos serviços do CCZ, estudantes e demais moradores daquela região periférica da capital têm sofrido diuturnamente com esse problema, descreveu. "Criam suínos e bovinos por lá, cujas carcaças são abandonadas ao ar livre. Com esse sol escaldante de Cuiabá, já pode imaginar o fétido odor levado à vizinhança inteira. As crianças são as que mais sofrem, porque, durante o horário escolar na EMB Maria Elazir Correa Figueiredo, bem próxima, elas são obrigadas a inalar nauseante carniça no processo natural de respiração. Não é justo isso com as crianças nem com ninguém. O Poder Público precisa tomar providências imediatas", cobrou o vereador.

Machado disse que irá novamente ao São João Del Rey, amanhã, 26-06, para checar se algo foi feito mediante a solicitação que encaminhou ao setor responsável da Municipalidade. "Diria que, por enquanto, não posso afirmar que há 'competência', tendo em vista a total omissão do CCZ diante de um problema de gravidade concreta às narinas de quantos residam ou passem nas imediações dali. Mas, quero crer que algum outro segmento do Município, à falta de uma atitude concreta do CCZ para resolver a tortura dos moradores do São João Del Rey,  irá se posicionar e agir, o mais importante. Mesmo porque é um caso de Saúde Pública, devo lembrar" - questionou.

João Carlos Queiroz Secom/Câmara