Acessibilidade
Início

NOTÍCIAS
28/06/2013
Câmara Municipal adere ao MNCS
Divulgação
O Legislativo de Cuiabá assinou ontem (27-6) termo de adesão ao Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade - MNCS durante Seminário da 5ª Edição do Prêmio ODM Brasil, realizado no Auditório da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, com a participação da Secretaria Geral da Presidência da República. Este termo tem por objetivo incentivar, ampliar e dimensionar a participação da sociedade brasileira em prol do alcance da Metas do Milênio.
 
A Casa de Leis da capital foi representada pelo assessor da Presidência, economista Luiz Alberto da Silva, parceria entabulada com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). O MNCS foi criado em 2004 para conscientizar e mobilizar a sociedade civil, empresas, igrejas, universidades, escolas e os governos para o alcance, até 2015, dos oito objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), estabelecidos em 2000 pela ONU, em conjunto com 191 países, dentre eles, o Brasil.
 
O MNCS é resultado de um conjunto de iniciativas sociais de diferentes setores da sociedade brasileira, e busca contribuir para a melhoria das condições de vida das pessoas, numa perspectiva de desenvolvimento sustentável e inclusivo, especialmente nos municípios. Segundo análise de Luiz Alberto, existe já um grande senso de urgência em relação ao tema, pois o ano de 2015 se aproxima célere.
 
"2015 está bem aí, e torna-se realmente urgente a promoção das metas básicas do MNCS: extirpar a fome e a miséria; educação básica de qualidade para todos; igualdade entre sexos e valorização da mulher; redução da mortandade infantil; melhoria da saúde das gestantes; combate à aids, malária e outras doenças; qualidade de vida e respeito ao meio ambiente; e trabalho coletivo pelo desenvolvimento".
 
O papel do Movimento, em todo o País, é buscar envolver a sociedade civil organizada, as empresas públicas e privadas, e o Poder Público, no cumprimento da ODM, por meio da mobilização de diversas redes, fóruns de debate, conselhos, elaboração de projetos, ações e demais atividades, detalhou. "A partir da adesão da Câmara, projeto trabalhado com empenho pelo presidente João Emanuel, PSD, os compromissos parlamentares se renovam para melhor contribuir com a qualidade de vida da população", garantiu Luiz Alberto.
 
Os Núcleos Estaduais do Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade comprometem-se a divulgar os nomes das entidades signatárias do termo de adesão. Com base nos relatórios estaduais, o MNCS vai elaborar um relatório nacional de desempenho em prol dos ODM.
 
Assessoria/Câmara


Imprimir Voltar Compartilhar:   Share




+ Notícias
19/04 - Dídimo celebra Dia do Radioamador com abertura de espaço na Tribuna Livre
19/04 - Kits da 1ª Corrida de Rua Família Popular começam a ser entregues
SESSÃO AO VIVO
INFORMES

Brasão de Cuiabá
Praça Moreira Cabral - Centro - s/n - Cuiabá-MT - CEP 78020-010 - Fone:(65) 3617-1500
secom@camaracuiaba.mt.gov.br - Desenvolvimento: STIT - Todos os direitos reservados © 2023
O horário de atendimento ao público é de segunda a sexta-feira das 7:30hs às 18:00hs.