02/07/2013
Vereadores rebatem críticas sobre projetos aprovados para melhorias no transporte público
Durante o pequeno expediente da sessão realizada na manhã desta terça-feira (02), na Câmara Municipal de Cuiabá, os parlamentares rebateram críticas do Executivo, sobre os projetos aprovados na sessão de quinta-feira (27), após manifestação dos estudantes na Casa de Leis, exigindo melhorias na qualidade do transporte público.

Os vereadores aprovaram cinco projetos, que preveem ampliação do passe livre aos estudantes técnicos e de pós-graduação, a liberação do pagamento em dinheiro, a volta dos cobradores o fim da restrição do horário ao passe livre, e a ampliação do horário de integração.

De acordo com o presidente da Associação Matogrossense dos Transportes Urbanos (MTU), Ricardo Caixeta, os cinco projetos aprovados pelos parlamentares de Cuiabá, referentes ao transporte público devem aumentar o custo da passagem.

Diante desta afirmação, o vereador Dilémario Alencar (PTB), sugeriu uma Moção de Repúdio para Ricardo Caixeta: “Quando os cobradores foram demitidos, resultou em uma economia de 8 milhões para o setor”, afirmou o parlamentar.

O vereador Allan Kardec (PT), informou que dentro do planejamento realizado pela prefeitura de Cuiabá, já estavam incluídos os gastos com os alunos e profissionais do transporte público: “A gente espera que não tenha aumento algum porque o cálculo para repasse da SMTU para a MTU é de aluno per capita, ou seja, quantos estudantes são beneficiados e não o tempo em que o aluno está fazendo integração dentro dos ônibus”.

Para os vereadores não existe a hipótese de ônus para a prefeitura porque não vai aumentar a frota e nem a quantidade de trabalhadores, no caso os empresários é que deixarão de ganhar e de receber a mais.

Renivaldo Nascimento (PDT), quer saber do prefeito Mauro Mendes (PSB), quais vereadores, de acordo com a afirmação dele, votaram nos projetos sem saber do que se tratava: “Quero que o prefeito aponte, quem são esses vereadores. Os projetos foram colocados em pauta em regime de urgência, mas foram votados com responsabilidade”.

Stephanie Romero