03/07/2013
800 alunos se mobilizam a favor do refloresta​mento na capital

Cerda de 800 estudantes estiveram presentes na Praça Teodoro Paulino do Espírito Santo, Bairro  Baú , nesta sexta-feira (28/06) participando da 5ª Edição do Movimento PlantAR.

A ação contou com a parceria da Escola Adventista Centro América, que desenvolve um trabalho de recuperação , do espaço na praça que até a alguns dias abrigava marginais e usuários de droga.

Cerca de 300 mudas de plantas do cerrado mato-grossense, entre as espécies mais conhecidas ipê, caju, manga, goiaba, jaca, acerola, pata de vaca e outras, foram distribuídas aos moradores e plantadas na área que é devolvida a população para o lazer.

A professora Ivanildes Marta , uma das coordenadoras do projeto “ Força Tarefa”, realizado pela Escola Adventista , que neste ano inseriu nas atividades educacionais a ação de revitalização da praça Teodoro Paulino, pontua que em meio pesquisa levantou que Mário Nadaf é o único parlamentar que desenvolve ações sistemáticas voltadas para o meio ambiente.

“ Pesquisamos e encontramos o Movimento de Arborização Urbana PlantAR , como o único com um planejamento voltado para o reflorestamento de áreas urbanas”, ressalta a educadora.

Lançado há seis meses a ação já percorreu os residências Novo Cannã, Despraido, Maria de Lourdes, VI Etapa do Pedra 90 e agora em sua 5ª Edição o Bairro Baú historicamente tradicional em nossa cidade.

“É um ato de cidadania adotar uma praça e movimentar o poder público em varias ações. Atitudes como esta minimiza a criminalidade, pois devolvemos a comunidade uma área livre para a prática de esporte e lazer”, explica Mário.

A estimativa é que até dezembro de 2016 cinquenta  bairros de Cuiabá serão contemplados com o Projeto PlantAR, idealizado pelo vereador Mário Nadaf, líder do Partido Verde na Câmara de Cuiabá.

Na 5ª edição do projeto, além do plantio de mudas foram feitas podas de arvores, limpeza da praça, pinturas, com o apoio da secretaria municipal do meio ambiente, secretaria de serviços urbanos e o horto florestal.

Com foco na 6ª Edição Nadaf já mobiliza a comunidade para um grande evento, que já está sendo programado para agosto na Lagoa Encantada.

Estiveram presentes o Secretaria de Serviços Urbanos, José Roberto Stopa, a diretora Executiva da Funec, Kelly Sabrina Vieira , o pevista Rogério Varanda, Coordenadora pedagógica da Escola Adventista,  Cleide Fraga, Diretora Educacional, Neuzete Gomes, Coordenadora, Edenir Batista, Orientadora Educacional, Isabel Pareiro, Secretaria Escolar, Verônica Áurea e vários apoiadores e voluntários do Movimento PlantAR.

Assessoria de Gabinete