04/07/2013
UCMMAT convida sociedade para participar de manifestação na AMM
Walter Machado
Ismaili disse que municípios estão sufocados financeiramente

Ao se posicionar hoje (04-07) na tribuna livre da Câmara Municipal de Cuiabá, a presidente da União das Câmaras Municipais de Mato Grosso, vereadora Ismaili Donassan, PSD, que cumpre mandato em Colíder, reforçou convite do Parlamento cuiabano para que a comunidade participe do Manifesto Municipalista por Mato Grosso Melhor nesta sexta-feira, das 14 às 17 horas, em frente à AMM - Associação Mato-Grossense dos Municípios. Ela adiantou que praticamente todos os prefeitos e membros dos Legislativos interioranos já confirmaram presença neste evento, pontuou.

O presidente do Legislativo cuiabano, João Emanuel, PSD, agradeceu a presença da liderança parlamentar.  "Será um manifesto belíssimo, destacado. Mesmo porque é a primeira vez que a UCMMAT e a AMM se reúnem para realizar um manifesto cívico. Mato Grosso também é pioneiro nesta ação. Com certeza, mais estados irão aderir ao nosso movimento municipalista. Iremos discutir temas importantes ao País inteiro, a exemplo da distribuição justa dos recursos federais e estaduais para os municípios. Na sequência deste manifesto, será elaborada uma carta com as principais reivindicações emanadas dos municípios, a fim de que seja encaminhada à presidência da República para a tomada de providências urgentes, reais".

Emanuel lembrou que os temas agendados pelas Câmaras e AMM propõem mudanças capazes de fazer o Brasil andar melhor e imprimir maior justiça aos municípios. "Já acontece uma marcha dos prefeitos a Brasília nos próximos dias. Em novembro, teremos uma mobilização parlamentar municipal no Distrito Federal. Os vereadores se uniram aos clamores populares por uma Nação melhor, mais humana e com distribuição justa de recursos. Tenho que parabenizar também o presidente da AMM, Valdecir Luiz Colle, Chiquinho, PSD, pela adesão e apoio da entidade que preside ao Manifesto Municipalista".

Ismaili, por sua vez, agradeceu a Emanuel pela oportunidade de retornar à Câmara de Cuiabá e se pronunciar na Tribuna. "Essa onda de manifestações que eclodiu no País inteiro, senhor presidente, não partiu de grupos políticos, mas do povo. Mas também é preciso entender que a corrupção em foco nas manifestações não é culpa dos vereadores. Precisamos dar respostas à população de MT, e uma delas reside neste Manifesto Municipalista por Mato Grosso, evento que esperamos contar com todos vocês, autoridades em geral e comunitários".

A vereadora afirmou também que o manifesto significa uma união consolidada de forças sociais. "É, pode-se dizer, um grito municipalista. Não podemos aceitar que 70% dos recursos arrecadados fiquem com a União, enquanto os municípios, já de pires nas mãos, recebem migalhas com as quais mal conseguem sobreviver, pagar suas folhas. Realidade que pode ser atestada por qualquer gestor municipal. Assim, o povo tem reivindicado melhorias diversas nas ruas e com muita razão, convenhamos. O governo federal, na tentativa de contra-resposta às manifestações em curso, tenta maquiar o caos social com o Plebiscito. Muita gente, esmagadora maioria,  não sabe o que é voto distrital. O interior vive ainda maiores dificuldades, com estradas esburacadas, sem estrutura na Saúde, o principal dilema. Várias pessoas morrem durante a tentativa de ser atendidas em Cuiabá, após as ambulâncias caírem em buraco ou se acidentar".

A partir deste manifesto, afirma, “alguma coisa pode mudar de melhor para que as autoridades constituídas em nível superior atentem para a precária situação dos municípios brasileiros, finalmente adotando providências para minimizar e neutralizar os dilemas enfrentados pelos gestores municipais e respectivas comunidades”. Ela acrescenta que a Justiça existe e acredita nela. “E, na qualidade de representantes populares, estamos junto ao povo para combater a corrupção e reivindicar mudanças que garantam melhorias diversas à sociedade".

João Carlos Queiroz Secom/Câmara