05/07/2013
Toninho de Souza tem audiência hoje com procurador Paulo Prado
Otmar de Oliveira
Numa audiência hoje, às 14 horas, com o procurador-chefe do Ministério Público, Paulo Prado, no seu gabinete no MP, o vereador Toninho de Souza, do PSD, entregará à autoridade toda a documentação referente aos contratos firmados pela gestão anterior, do prefeito Chico Galindo, com a escola de samba carioca, Estação Primeira de Mangueira. Esta reunião será aberta à imprensa, informou.

O parlamentar explicou que foram elaborados dois contratos com a escola. "No primeiro, o original, estipulou-se que a Municipalidade pagaria R$ 3,6 milhões à escola, para incluir o nome de Cuiabá no desfile de Carnaval. Aliás, ficou notório que os próprios sambistas sabiam quase nada acerca das tradições culturais da nossa cidade. Mas, o mais estranho nesse caso, é  a 'medida mágica' adotada pelo Executivo para quitar o restante da dívida, de R$ 800 mil. Para isto, uma cláusula contratual exigia prestação de contas. Então, no desespero de pagar a escola, retiraram o contrato original e assinaram um outro, já com cláusulas alteradas".

Segundo o vereador, "as aberrações não param por aí". No segundo contrato, o pagamento de R$ 2 milhões à Estação Primeira de Mangueira, que deveria ser de competência da iniciativa privada, já foi assumido pela Prefeitura. Sem falar na mudança das testemunhas".

O parlamentar deseja assim ir a fundo nessa questão. "Vou entregar a documentação ao procurador Paulo Prado e solicitar para que o Ministério Público investigue isso, posto que o órgão dispõe de elementos para apurar esse mistério. Alguma coisa está errada aí. Como se diz popularmente, "tem gato na tuba".  Ele salientou ainda que o segundo contrato sequer passou pela Secretaria Municipal de Cultura, à época administrada por Luiz Poção. "A Secretaria de Governo, a cargo de Sílvio Fidelis, assumiu e pagou a dívida. Houve uma alteração de caráter fraudulento. Com a palavra final, o Ministério Público".

João Carlos Queiroz Secom/Câmara