03/12/2007
Fórum Permanente para discussão da acessibilidade é sugerida durante audiência
Secom Câmara/CBA
Audência pública realizada na Câmara de Cuiabá
A sugestão de fórum permanente para discussão de políticas públicas que garantam a acessibilidade foi apresentada durante audiência pública realizada na Câmara Municipal de Cuiabá. O evento promovido pelo vereador Mário Lúcio (PMDB) aconteceu é alusivo ao Dia Internacional da Pessoa com Deficiência e a que oficializa libras nos órgãos públicos, fazendo com que seja realizada a contratação de intérprete tradutor de libras.

De acordo com os participantes da audiência a efetiva inclusão social do intérprete com contratação no serviço público é um dos grandes desafios. A audiência pública, segundo o vereador, é um meio de conscientização da sociedade através de um trabalho de desmistificação acerca da melhoria da pessoa com deficiência, já que as leis amparam e estabelecem oportunidades para inserir no mercado de trabalho o intérprete tradutor de libras.

Para a representante do Conselho Regional de Serviço Social e Rede de Apoio ao SUS, Geni Catarina Rodrigues Lopes, “deve-se criar uma comissão para aprofundar a discussão da acessibilidade envolvendo todos os segmentos”., afirmou. Ela defende ainda o Fórum permanente para garantir a acessibilidade.

Mário Lúcio afirmou ainda que o poder público não contempla os direitos dos deficientes. ”Não existe acessibilidade, hoje deparamos com barreiras arquitetônicas nos órgãos públicos como saúde, educação e até certo ponto tratados como pessoas com menor capacidade que os ditos normais”, desabafou.

Foram sugeridas na pauta a discussão da ausência de sinalização, selos que possam identificar os segmentos dos surdos e mudos, transporte escolar gratuito e específico para deficiente visual.

Segundo Joilson Nardes, vice presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, a Constituição Federal, Estado e município possuem políticas de defesa dos deficientes, mas que na prática não são executadas. Ele sugere a regulamentação, aplicação das leis e campanhas educativas para mudar a realidade local.

Assessoria: Secom CâmaraCba/Roseli Cordeiro