15/07/2013
Audiência questiona Executivo sobre recursos e ações do 1º quadrimestre
Walter Machado
Na audiência pública realizada hoje (15-07), às 9 horas, no Plenário das Deliberações da Câmara Municipal, foi apresentado pelo controlador-geral do Município, Marcelo Bussiki, o relatório da LDO - Lei de Diretrizes Orçamentárias relativo ao 1º quadrimestre de 2013. O vereador Oséas Machado (PSC), presidente da Comissão de Execução Orçamentária da Casa de Leis, e autor da requerimento da audiência, salientou que debater com a sociedade é importante, 'pois faculta análise clara dos recursos investidos e perspectivas da Municipalidade na presente gestão'.

"É uma espécie de raio-x das despesas, receitas e, também, das perspectivas de movimentação financeira e investimentos do Executivo nos próximos meses", observou. Ele recordou a aprovação, pela Câmara, de  projeto de lei que permite o parcelamento das dívidas da população junto à Prefeitura. "Isso beneficia o contribuinte. Mas, também, permite com que a administração municipal arrecade mais". Oséas quis saber quais medidas o Executivo tomou para implementar a arrecadação e as ações desenvolvidas pela equipe de fiscalização.

O controlador-geral da Prefeitura, Marcelo Bussiki, antes de exibir os gráficos numéricos, externou que uma audiência pública possibilita expor, de forma transparente, a atuação do município pela cidade e seus habitantes. "É uma oportunidade que a Lei de Responsabilidade Fiscal concede para apresentarmos os números do 1º quadrimestre". Informou também que os dados exibidos no telão do plenário, no transcurso da audiência, encontram-se disponíveis e em atualização progressiva no Portal da Transparência da Prefeitura, com acesso pelo site www.cuiaba.mt.gov.br

João Carlos Queiroz Secom/Câmara