18/07/2013
Presidente faz balanço de gestão e destaca as ações do Parlamento
Otmar de Oliveira
Em entrevista à Rádio MIX hoje (18-07), o presidente da Câmara Municipal de Cuiabá, João Emanuel, PSD, que estava acompanhado do 1º vice-presidente da Casa de Leis, vereador Onofre Júnior, PSB, sintetizou o trabalho realizado na sua gestão. Ele classificou o 1º semestre anual como "um período impregnado de conquistas sociais importantes, calcadas nas demandas assinaladas pelos comunitários nas audiências públicas e sessões itinerantes".

A instituição da Comissão Parlamentar de Enfrentamento às Drogas, presidida pelo vereador Wilson Kero Kero, PRP, foi um dos pontos destacados desse empenho parlamentar do Legislativo cuiabano nos primeiros seis meses de 2013, assinalou Emanuel, que citou os resultados positivos das palestras e outras ações executadas pelo Proerd, que homenageou em audiência pública na Câmara.

"A forma de abordagem social do Proerd - Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência é elogiável, digna de aplausos gerais. O Proerd é coordenado pela PMMT, e tem sido um instrumento importante no combate às drogas. Atua nas escolas, nas comunidades, igrejas. Uma abordagem social sem farda, com conotação de alerta nas comunidades.  Trabalho preventivo de excelentes resultados, direcionado aos estudantes, crianças e jovens, em geral"

Também a criação da AMAPAS no Paço Moreira Cabral, Associação das Mães de Usuários de Drogas, entidade presidida pela jornalista Roseli Cordeiro e com total apoio da Câmara, integra-se às ações efetivas para banir esse mal social, salienta o dirigente parlamentar. "A força tarefa desta Casa de Leis encontra-se em franca atuação contra as drogas, jamais para. Ações sequenciais que atingem flancos sensíveis até então utilizados pelos aliciadores e traficantes. Uma corrente do bem para afugentar o mal".

Conforme atestou pesquisa dos integrantes da comissão parlamentar, enumera Emanuel, existem mais de 40 pontos fixos de uso de drogas nas áreas urbana e periférica da capital. "Levantou-se também que  272 moradores fixos de rua são usuários de drogas. É importante salientar não ser possível aferir exatamente quantas pessoas se enquadram na categoria de dependentes, pois os entorpecentes já se instalaram em todos os níveis sociais, camuflando-se pelo município inteiro, inclusive nos distritos, na zona rural".

João Emanuel disse que a família padece identicamente quando algum dos seus membros fica doente
"A depressão é que leva a maioria a usar drogas. Encontram nas drogas um refúgio ao fugir de um quadro depressivo".

Outro dado constatado na pesquisa, apontou, é quase a totalidade dos usuários atuam como guardadores de carro. "Por conta disso, um dos trabalhos da Frente é cadastrar esse pessoal". Emanuel parabenizou a sugestão de Onofre Ribeiro para que o Exército também seja acionado para entrar nessa disputa contra as drogas. "O Exército sempre interfere quando uma questão ameaça a sociedade, em geral. E as drogas se caracterizam aí".

A participação do Hospital Psiquiátrico Adauto Botelho nesse trabalho do Legislativo para atendimento aos usuários foi igualmente elogiada pelo dirigente do Parlamento cuiabano. "O hospital disponibilizou 60 vagas para o tratamento dos dependentes de drogas. Isso é um fator importantíssimo".

João Carlos Queiroz Secom/Câmara