22/07/2013
Câmara tem representado povo de Cuiabá à altura, diz João Emanuel
O presidente da Câmara Municipal de Cuiabá, vereador João Emanuel, PSD, tem aproveitado o recesso parlamentar para intensificar atendimento ao público e, também, repaginar algumas ações do primeiro semestre do Parlamento, iniciativas que considera "úteis para consolidar horizontes mais otimistas na capital".

Numa entrevista ao SBT, por exemplo, Emanuel citou que foi graças ao trabalho unificado dos vereadores que o Executivo não pôde onerar ainda mais a população com encargos. "Nós barramos o aumento da tarifa pública de IPTU e da água, pela CAB Ambiental. Mas não foi fácil, e exigiu esforço de todo o Legislativo e dos segmentos comunitários mobilizados".

A instituição de comissão parlamentar e apoio às entidades que lutam contra as drogas foi outro ponto assinalado como altamente positivo pelo presidente da Casa de Leis da capital. "O Exército deve se integrar à nossa luta, sugestão do grande professor Onofre. Hoje, infelizmente, existem mais de 40 pontos de uso e comercialização de drogas de todo tipo na capital. As cracolândias também se tornaram triste realidade cotidiana aos olhos de quantos andam por Cuiabá, sediadas em áreas centrais da cidade. Mas, é outro dado preocupante, esse mal já chegou à periferia, aos distritos, à zona rural".

Outra ação apontada por João Emanuel diz respeito ao abuso sexual de crianças e adolescentes, tema de sessão itinerante realizada na Guia. "Lá, crianças de 12 anos têm sido exploradas. Muitas estão grávidas. Isso acontece pela carência social e falta de informação, principalmente na zona rural daquele distrito. Até já disponibizamos emenda para criação de um Centro de Referência Social na Guia. Algo precisa ser feito desde já, é muito grave isso! Sempre salientando que esse crime tem ocorrido em todos os lugares de Cuiabá".

Emanuel considera ser imprescindível investir na estrutura de projetos que focam exploração sexual de crianças e adolescentes, a exemplo do Siminina, criado pelo então prefeito Roberto França. O Siminina foi trabalhado exemplarmente na Assistência Social pela sua esposa, Iraci França, aprimorado nas gestões seguintes. Bons projetos devem ter sequência, apoio".

As alterações na LDO - Lei de Diretrizes Orçamentárias, também avaliou o dirigente parlamentar, permitirá que alguns setores tenham condições de resolver suas demandas sociais. A Câmara Municipal barrou a projeção de 4.5% de crescimento econômico para 2014 que o Executivo estipulava na mensagem enviada ao Legislativo, alterando-o para 15%.

"Vivenciamos agora o advento da Copa, que significa acréscimo fenomenal na receita econômica do município, pois Cuiabá é uma das cidades sedes, fervilha de novos empreeendimentos imobiliários e outras ações. O Turismo está em alta. Se, no passado, as gestões anteriores já projetavam muito mais do que esses 4.5%, não se justifica subestimar agora o crescimento de Cuiabá em meros 4.5% para 2014, quando o município desfruta de uma de suas melhores fases".

No final da entrevista, João Emanuel denotou preocupação com a regularização fundiária do município, demanda que ele acredita ser um dos grandes desafios momentâneos. "Nos bairros Dr. Fábio II e Altos da Glória tivemos um grande exemplo do gigantismo desse problema. Mais de 500 famílias foram notificadas para deixar suas casas. Um susto que a população recebeu da noite para o dia. Houve adesão dos vereadores ao drama dos moradores e o Poder Público finalmente se sensibilizou, cancelando as notificações. Mas, por outro lado, existem outros lugares na capital que enfrentam dilema semelhante. Vamos então torcer para que isso se torne uma página virada em futuro breve. No que depender dos vereadores, será, sim!"

João Carlos Queiroz Secom/Câmara