05/12/2007
Vereador destaca campanha estadual sobre acessibilidade
Secom Câmara/CBA
Mário Lúcio apresenta material de campanha sobre acessibilidade
“Ele precisa de sua ajuda, mas não é para subir a escada”. Com este slogan, o vereador Mário Lúcio (PMDB) debateu em plenário e apresentou material de divulgação da campanha estadual lançada pelo Ministério Público (MPE), referente à acessibilidade, quando usou a tribuna na Câmara Municipal de Cuiabá.

O parlamentar, que é presidente do Conselho Estadual da Pessoa com Deficiência teceu comentários e críticas referente à forma de construção civil, na maior parte das cidades brasileiras, que não dão acesso a pessoas com deficiências. Destacou a importância, de engenheiros repensarem o formato de seus projetos, quando os estiverem elaborando para a construção de edifícios.

“Oferecer acessibilidade a uma pessoa não é apenas construir rampas, mas também outros tipos de facilidades, seja a pessoas de baixa estatura, respeitando altura de balcões de atendimento, orelhões (telefones públicos) e demais situações que deixem claro a não discriminação a quem quer que seja. Ninguém deve olhar de baixo para cima e sim, de forma igualitária”, ressaltou.

Mário ainda destacou a importância, da existência de tradutores, nas Casas de Leis, como Assembléia Legislativa e na própria Câmara Municipal, no sentido de oferecer a todos, deficientes ou não, oportunidade de entender o que se passa em plenário.

A Campanha Estadual lançada esta semana pelo Ministério Público visa atingir toda a sociedade mato-grossense e pretende sensibilizar no sentido de evitar a discriminação aos que possuem limitações, sejam elas decorrentes de doenças ou mesmo desde o nascimento.

Assessoria: Secom CâmaraCba/Gleid Moreira