05/12/2007
Câmara devolve recursos ao Executivo
Secom Câmara/CBA
Pela primeira vez na história a Câmara devolve dinheiro ao Executivo.
Ao menos R$ 800 mil provenientes do que foi retido na fonte, dos servidores em 2007, será devolvido ao Executivo Municipal, segundo o presidente da Câmara Municipal de Cuiabá, vereador Lutero Ponce (PMDB) numa ação inédita do Legislativo.

O parlamentar enfatiza que o recurso é uma economia realizada mês a mês, formando um montante de R$ 553.107,64, cujo cheque foi assinado e entregue ao prefeito Wilson Santos (PSDB), na manhã desta quarta-feira (5) durante entrevista coletiva realizada na Casa de Leis.

Lutero citou as ações realizadas na Casa, a partir do momento em que assumiu a presidência da Mesa Diretora, falou da economia da atual gestão e, principalmente dos meios que vem buscando para investir no servidor da instituição e reestruturação da Casa. “Entendo as dificuldades que a Prefeitura tem com a realização de obras e, através desse ato inédito estamos devolvendo esse dinheiro”, destaca.

Conforme o vereador, até 22 de dezembro mais um montante voltará aos cofres públicos, através da Câmara. Somado, o valor deverá chegar a R$ 800 mil.

“Nunca tive conhecimento de um fato como este. Pelo menos de 1.989 para cá, tenho certeza, de que isso nunca aconteceu. Mas, desde julho o Lutero já havia me adiantado que em sua gestão eu teria uma surpresa com ele”, destacou o prefeito Wilson Santos.

Wilson ainda explicou que, na verdade, este repasse deveria acontecer todos os anos e, como a Casa de Leis não repassava o imposto recolhido, quem acabava arcando com as despesas municipais junto ao fisco, era o Executivo, caso contrário Cuiabá acabaria entrando para a lista de municípios inadimplentes.

Do valor devolvido pelo Legislativo, ao menos 45% já estaria comprometido, segundo Wilson. O dinheiro irá para a Saúde, Educação e pagamento de emendas. Município e Câmara também estudam meios de investimento na reestruturação do Centro Geodésico da América do Sul para implementação do turismo local. Os R$ 553 devolvidos pela Câmara é referente ao recolhimento de janeiro a setembro de 2007.

Assessoria: Secom CâmaraCba/Gleid Moreira