06/12/2007
Hospitais terão de realizar o "teste de orelhinha"
O projeto de lei proposto pelo vereador Mário Lúcio (PMDB), que dispõe sobre o exame audiométrico, mais conhecido como "teste de orelhinha", foi aprovado nesta terça-feira pelos parlamentares, durante a sessão ordinária na Câmara Municipal de Cuiabá.

Após ser sancionado pelo Executivo Municipal, todas as maternidades de hospitais públicos e particulares terão de realizar o teste que identifica problemas auditivos em recém-nascidos. O resultado do exame deverá ser entregue junto com o cartão de vacinação contendo todas as informações da avaliação.

O projeto ainda responsabiliza o estabelecimento hospitalar - que não tiver condições de cumprir o teste - de agendar uma consulta em outro hospital. De acordo com o vereador, a identificação da surdez é fundamental nos primeiros dias de vida, já que a prevenção pelos pais da perda auditiva na criança aliada a tratamentos específicos podem melhorar o convívio familiar e social do deficiente auditivo.

O exame audiométrico é simples e consiste na avaliação da produção do som e do retorno deste, por meio de um fone colocado no ouvido do bebê, durante o sono natural.

A perda auditiva fica mais fácil de tratar com a identificação precoce, apesar de o teste poder ser realizado até o terceiro mês de vida do recém-nascido, é melhor realizá-lo ainda na maternidade. No caso da confirmação da deficiência a intervenção de um fonoaudiólogo é imprescindível, pois contribui para o desenvolvimento da fala e da cognição infantil.

Assessoria: Secom CâmaraCbá