13/08/2013
Votação dos vetos: João Emanuel afirma que “luta continua firme”
Otmar de Oliveira

Ao se pronunciar hoje (13-08) após o encerramento da sessão plenária, quando foram votados e mantidos os quatro vetos do Executivo em relação aos projetos de lei que garantiam benefícios aos usuários do transporte coletivo urbano, o presidente do Legislativo, João Emanuel, PSD, foi enfático.

“Não considero essa votação uma derrota, muito pelo contrário: ela transcorreu de forma democrática. A manutenção dos vetos do Executivo nos incentiva a lutar mais para que a população consiga acessar os benefícios inseridos nos projetos barrados pelo prefeito da capital. Empreendemos importante avanço sequencial, pois não ficará estatizado”.

Emanuel agradeceu a presença de estudantes e outros segmentos representativos da sociedade organizada nas galerias do Parlamento. “Sejam bem-vindos. Vocês nos honram e nos trazem alento de que o amanhã pode ser positivamente franco às expectativas traçadas pela atual gestão de trabalharmos empenhados pelo coletivo”.

O primeiro vice-presidente, Onofre Júnior, PSB, também destacou a presença de estudantes e respectivas lideranças populares nas galerias do Legislativo, juntamente com o líder do prefeito na Câmara, vereador Leonardo de Oliveira, PTB. “Já fui do movimento estudantil, e participei de muitas mobilizações. Sei que lutam por causas que consideram justas”.

Oliveira explicou alguns detalhes que levaram o Executivo a optar pelo veto de quatro dos cinco projetos de leis aprovados unanimemente pela Câmara. E ao contrário do que os oposicionistas afirmavam, reiterou, a operacionalização das medidas contidas nos projetos parlamentares implicaria em sobrecarga financeira ao orçamento municipal.

Ricardo Saad, do PSDB, além de frisar que ‘o prefeito Mauro Mendes se encontrava na contramão das próprias palavras’, exibiu um vídeo com declarações do então candidato à Prefeitura. No vídeo, Mendes afirma categoricamente: “Não vou permitir a retirada dos cobradores. O cobrador é importante”.

Saad pontuou que “Político de verdade é aquele que cumpre o que promete. Promessa de campanha tem que ser cumprida. Tudo que prometi, tenho tentado cumprir”.

O colega tucano Maurélio Ribeiro ponderou que aquele momento era importante, e inspirava reflexões. “Existe uma divisão mostrando ao povo o que seus representantes estão fazendo e a quem representam. Estamos ao lado do povo. Não fomos eleitos para defender interesses de empresários e investidores em campanhas políticas. Hoje, a oposição conta com sete vereadores. Mas, com o apoio da população, podemos agigantar essa mobilização representativa aos anseios populares”.

João Carlos Queiroz Secom/Câmara