15/08/2013
Cultura do Legislativo apoia projeto de mágico colombiano

O mágico colombiano Isai Toro, 33 anos, natural de Bogotá, encontra-se em Cuiabá para uma série de apresentações da sua arte, já mostrada em diversos países da América do Sul.  Na capital cuiabana, o artista conta com o apoio da Câmara Municipal, por meio da secretária Daniela Ribeiro Cardoso (titular da Secretaria Especial de Apoio à Cultura e ao Resgate Histórico) e do próprio presidente da instituição, João Emanuel, PSD. Ambos ressaltaram a importância da mágica no contexto artístico, pois a fluência de cada gesto é importante para destacar algum segmento social, principalmente os mais focados no dia a dia.

"O ilusionismo, por mais incrível que isto possa parecer, é uma das formas que mais retratam a realidade do Planeta,  Porque, a partir das brincadeiras que o mágico empresta a cada gesto com coisas comuns que usamos cotidianamente, ele consegue impregnar novas formas e até interpretações diferenciadas a respeito desses objetos. A exemplo de um simples cálice que se torna flor, por exemplo: simbologia comemorativa à pureza existente nas pétalas. Brinde que devemos emprestar a tudo que nos cerca,  por vezes olhado de forma indiferente", disse Daniela.

Já o presidente da Casa de Leis, João Emanuel, após parabenizar Daniela por mais esse incentivo à cultura, "potencializada na arte ilusionista do colombiano", explicou que a vida real também é repleta de várias facetas ilusionistas, "algumas camufladas para melhor aceitação dos seus vários aspectos". Emanuel destacou a necessidade de a classe artística ser mais apoiada pelas instituições governamentais e não governamentais. Isto possiblitaria ampliar consideravalmente vários projetos culturais.

Isai afirma se sentir realizado na condição de mágico que anda pelo mundo. Ele é finalista do realty show Talentos da Colômbia, consagrando-se na mídia internacional especializada como um dos mágicos de maior expressão. Na sua opinião, tal avaliação decorre em face da gama de técnicas ilusionistas que aprimorou.

"Muitas são desconhecidas do mundo da mágica até então". Ele explica que descobriu a mágica aos sete anos, quando descobriu que poderia fazer coisas diferentes, já ligadas ao setor. "Nunca me ensinaram nenhuma das técnicas que exerço hoje. É uma habilidade nata, posso dizer assim. Tanto que vários mágicos me consultam pela internet para repassar determinados números que qualificam como extremamente complexos. Dizem não estar preparados para desenvolvê-los de forma eficiente".

Em Cuiabá, Isai Toro já se apresentou no circo montado ao lado do Shopping Pantanal, em barzinhos da Praça Popular e no auditório da Secretaria Municipal de Cultura, por ocasião da 2ª Conferência da Pasta. Na sequência, ele pretende se apresentar também no Rio de Janeiro, projeto que levará cerca de dois anos, explica. "Tenho um projeto televisivo intitulado Além da Verdade ("Isai Mas alla de lo real").  O projeto inclui realização de mágicas à parte dos estúdios, levando os números às ruas. Tipo um reality show".

Contatos para apresentações com o mágico podem ser feitos pelos números (65) 9615.5173 - Rosália e (65) 9257.2727 (Isai Toro)
Ou pelo e-mail au.di.2009@hotmail.com

Veja uma das mágicas

João Carlos Queiroz Secom/Câmara