22/08/2013
Copa preocupa gestores que trabalham com crianças e adolescentes em Cuiabá
Otmar de Oliveira

Na Tribuna Livre de hoje (22-08), sessão plenária, e atendendo convite do vereador Renivaldo Nascimento, PDT, a presidente do Conselho Municipal do Direito da Criança e do Adolescente, Suely Levina da Silva, externou sua preocupação em relação à vulnerabilidade que este certame mundial pode expor crianças/adolescentes na capital mato-grossense. Cuiabá ainda não se encontra devidamente preparada para garantir proteção às suas crianças, afirmou, e isso pode facilitar a ocorrência de crimes hediondos diversos.

Também fez exposição semelhante na Tribuna a coordenadora-geral dos Conselhos Tutelares de Cuiabá, Flávia Cristina. Ambas solicitam das autoridades um maior empenho para que o município cuiabano não registre fatos que a África (que foi sede da Copa) lamenta até hoje. "Lá, muitas crianças desapareceram durante a Copa, somando-se uma série de atrocidades de ordem sexual cometidas contra incontáveis inocentes".

A sugestão é para que haja maior comprometimento por parte das autoridades judiciais constituídas. "Ter uma juíza compromissada com essa causa é muito importante, a fim de garantir com  que os direitos da criança e do adolescente sejam respeitados", disse Flávia. A coordenadora citou o recente caso (Cuiabá) da prisão de uma mulher integrante de rede de tráfico de órgãos.

"Ela já havia sequestrado um menino, que seria morto para que seus órgãos pudessem ser comercializados. Isso é um dos absurdos que acontecem por aí, e se nada for feito desde já, podemos registrar outras ocorrências do tipo".

Acompanhadas do vereador Renivaldo Nascimento, Suely Levina e Flávia Cristina estiveram em audiência com o secretário Maurício Guimarães, da Secopa, oportunidade em que exporam essas preocupações. "A Copa está bem aí, a menos de 11 meses. É preciso pensar em tudo isso, pois as crianças/adolescentes ficarão expostas a sinistros diversos. A Secopa tem que agir também neste sentido, não somente focar suas ações na construção de trincheiras, etc".

João Carlos Queiroz Secom/Câmara

19/04 - Kits da 1ª Corrida de Rua Família Popular começam a ser entregues