27/08/2013
Vereador Allan comemora nomeação de secretário de Cultura, mas critica ‘jogo político’
Responsável pela audiência pública contra a fusão das secretarias de Cultura e Turismo, realizada no dia 27 de fevereiro deste ano na Câmara de Cuiabá, o vereador Allan Kardec (PT), comemora a decisão do prefeito Mauro Mendes que finalmente cumpriu sua palavra dada no dia do evento, por meio do secretário Marcus Fabrício de que o Executivo Municipal não iria mais enviar o projeto de fusão das pastas ao Legislativo. Nesta semana, o prefeito enfim, nomeou um novo secretário para a Secretaria Municipal de Cultura. Quem assumiu a pasta foi o empresário e cantor Alberto Machado, conhecido como Beto da dupla sertaneja Dois a Um.

Sobre a demora da nomeação de um novo secretário retirando as duas pastas das mãos de um único gestor, o que vinha ocorrendo desde janeiro, Allan disse acreditar em duas teses. “A primeira é de economicidade, o prefeito vem trabalhando com a tese dos sete meses, arrecadar mais, gastar menos e guardar o dinheiro para fazer o novo Pronto-Socorro, isso é óbvio. Outro ponto é porque a audiência pública partiu da oposição, partiu da Casa de Leis e existe esse conflito. Então o prefeito segurou, economizou o salário de um dos secretários durante sete meses, segurou a questão de publicidade de uma audiência pública feita por um vereador de oposição e agora está tomando sua decisão. Isso chama-se jogo político”, ressalta Kardec.

Para Allan, não há dúvidas de que o Executivo sabia que a oposição, estava certa nas suas cobranças pela nomeação de um novo secretário e ao dar voz e somar forças ao segmento cultural que sempre rechaçou a tese da fusão das secretarias. “Com certeza, tanto que aprovou-se o PAC das Cidades Históricas porque tinha um afinco nas questões da cultura e do turismo. Talvez a partir de agora com as pastas divididas a gente consiga ver políticas públicas para essas duas áreas, porque até agora só ficou no papel”, enfatiza o vereador.

Politicamente, Allan acredita que o prefeito Mauro Mendes fez o correto. “ O Beto colocou o nome dele à disposição do pleito eleitoral, esteve do lado do prefeito, perdeu a eleição e está sendo contemplado politicamente. Agora, se ele vai desenvolver um trabalho para a cultura cuiabana de um modo geral e que não vai favorecer só um segmento da cultura, um segmento da música, como por exemplo, ele é do segmento do sertanejo, é só o tempo que nos dirá”.

A partir de agora, ressalta Allan, será preciso conversar e abrir um diálogo com a frente do siriri, do cururu, abrir diálogo com os artesãos, com o pessoal da música, do lambadão, do rasqueado do samba, da cultura de raiz cuiabana. “A gente espera que o Beto que tem experiência longa na vida sertaneja e na empresarial também, faça um bom trabalho. Mas de uma coisa a gente sabe: a luta para que fosse nomeado o secretário de Cultura partiu desta Casa, partiu deste vereador. Mobilizamos e fizemos a primeira audiência pública desta casa para discutir a não fusão. Inclusive, a abertura do espaço em Brasília sobre o PAC das cidades históricas, eu estive presente junto com o secretário Marcus Fabrício que ocupava as duas pastas”.

O vereador pontua que com a manutenção das duas secretarias, cada uma com sua autonomia, quem ganha é Cuiabá, é a política pública. “A gente torce para que o Beto do Dois a Um faça um trabalho para toda a classe artística e cultural e não só para o segmento do sertanejo que a gente gosta muito, mas sabe que não é a raiz desta cidade. A raiz de Cuiabá é o artesanato, o siriri, o cururu, enfim, várias manifestações culturais”, completa o parlamentar.

Pertencente ao mundo acadêmico, Allan Kardec é mestrando dos Estudos de Cultura Contemporânea da UFMT e conta que por isso tinha alguns nomes em mente, como por exemplo, a cineasta Daniele Bertolini que produz cultura, que estuda cultura, que estuda políticas públicas de cultura. “Foi um nome que cogitou no meio da produção cultural. Mas enfim, foi uma decisão do prefeito, uma decisão política, acho que acertou sim, e torço para que o Beto faça um bom trabalho”.

Sem mulheres

O vereador Allan Kardec voltou a lembrar que não existe hoje sequer uma mulher em nenhuma das secretarias do prefeito Mauro Mendes. “Então paira essa dúvida no ar se existe alguma restrição ou se é uma simples coincidência. Uma oportunidade ai seria o nome de uma mulher para ser a gestora da pasta da Cultura em Cuiabá, mas tudo bem. Mais uma vez fica essa pergunta no ar". O vereador  explica que teve a possibilidade de a própria primeira-dama ter assumido a pasta de Assistência social e não fez. Justifica que uma secretaria que geralmente tem profissionais mulheres na área é a de Educação, mas na gestão Mauro também isso não acontece. "Esperamos então, a nomeação da Secretaria de Juventude que traga pelo menos uma mulher para completar o time e dar um  pouquinho mais de equilíbrio".

Público e privado

Sobre o fato de o novo secretário ser proprietário de veículos de comunicação em Cuiabá, Allan ressalta que “nós estaremos aqui de fé e à ordem investigando essa questão, pois além de ser dono de rádio, Beto é empresário da área da comunicação e do trade cultural de Cuiabá e Mato Grosso. O vereador ressalta que tem muitas duplas e artistas que estão sobre o domínio da empresa do Beto. “E ai é hora de a gente saber dividir certinho a administração pública da privada. A CPI do maquinário que está sendo instaurada é justamente por isso, um grande empresário administrando uma cidade e seu ciclo de amizades ganhar as licitações. Isso vai suscitar dúvidas”, explica o parlamentar.

Welington Sabino - Assessoria de Gabinete