02/09/2013
Oséas Machado cobra indicações de asfalto na capital e no Aguaçu
Otmar Oliveira

Em reunião hoje (02-09) cedo com o secretário Marcelo Oliveira (Obras), na Prefeitura de Cuiabá, o vereador Oséas Machado, PSC, cobrou do gestor municipal a concretização de pavimentação asfáltica em regiões diversas do município, inclusive da área distrital (Aguaçu).

No Aguaçu, definiu-se pelo estabelecimento de parceria entre Estado, Prefeitura e iniciativa privada. "Faltam apenas três quilômetros para que o asfalto chegue à sede daquele distrito, um dos mais importantes do município cuiabano", disse Machado. Ele externou preocupação de que a obra aconteça o quanto antes, em decorrência da proximidade do período chuvoso.

"De há muito os moradores do Aguaçu vivenciam dificuldades enormes em função do referido trecho ainda se encontrar não pavimentado, repleto de poeira e buracos. Sem contar que a poeira ali condensada é fina, altamente prejudicial à saúde humana. É com essa matéria prima que a fábrica da Votorantim tem registrado produção fenomenal de cimento por lá".

Outra indicação apresentada na reunião de hoje trata da emenda parlamentar do então deputado federal Carlos Abicalil, no valor de R$ 3 milhões, para serem aplicados em pavimentação asfáltica. Obra já licitada e aguardando a Ordem de Serviço, o que deve acontecer nos próximos 15 dias, previu o secretário Oliveira.

"É uma obra importantíssima à região Sul, pois atenderá vários bairros populosos daquele polo, a exemplo do Novo Milênio, Jardim Fortaleza, Santa Laura e Osmar Cabral".

Já nos bairros São João Del e Pedra 90, explicou Oséas, a concretização de projetos de asfaltamento das principais vias aguarda somente posição federal do PAC - Programa de Aceleração do Crescimento (PAC II - 3ª etapa). Também os bairros São Francisco eTijucal serão beneficiados pelo PAC.

Oséas Machado e o secretário Marcelo Oliveira falaram também sobre a pavimentação de ruas e avenida sem asfalto (principalmente a Avenida Diamantino) no bairro Lagoa Azul (emenda do deputado federal Eliene Lima), indicação de autoria do vereador do PSC.

O parlamentar sublinhou que essa indicação é importante sob todos os aspectos. Mesmo porque as principais vias de acesso do bairro se encontram em precárias condições. "São vias que recebem grande fluxo diário de veículos de toda espécie: carros pequenos, ônibus, caminhões, motocicletas, bicicletas e carroças. Sem falar nos pedestres, que enfrentam dificuldades enormes para andar por lá em determinados horários, de rush".

Essa reivindicação – pontuou - partiu da comunidade local e tem argumentos consolidados para que seja atendida prontamente, frisou o vereador.  "O Lagoa Azul reúne uma quantidade respeitável de famílias, comércio, escolas e igrejas. Uma comunidade para o futuro de avanços que Cuiabá tem registrado em todos os seus polos regionais. Hoje, os seus moradores se sentem prejudicados com a falta de infraestrutura básica de mobilidade urbana".

João Carlos Queiroz Secom/Câmara