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13/09/2013
Júlio Pinheiro quer rodízio para minimizar caos no trânsito de Cuiabá
Otmar de Oliveira
Na sessão plenária de ontem (12-09), presidida por Onofre Júnior, PSB, o vereador Júlio Pinheiro, PTB, expôs sua preocupação com referência ao caos instalado na malha viária de Cuiabá, em função das obras de infraestrutura em andamento. Júlio salientou ter sugerido rodízio de veículos na capital em sessão anterior, projeto que retirou de pauta para ampliar as discussões sobre sua viabilidade.
 
"Não sou Nostradamus, mas previ que este caos iria acontecer em face do número elevado de obras. Relatórios e mais relatórios do Tribunal de Contas de MT atestam que algumas estão atrasadas há mais de 240 dias, o que fez a situação piorar mais ainda. Tornou-se quase impossível andar em Cuiabá. Resolvi colocar este projeto {rodízio} em discussão. A Câmara não pode ficar alheia a um problema tão grave".
 
Pinheiro destacou que sempre foi contra a instalação do VLT (Veículo Leve sobre Trilho). Sua opção era pelo BRT. "Não mudei esse posicionamento. Na época em que se discutia o VLT ou BRT, o primeiro estava orçado em R$ 800 milhões, e o BRT em R$ 400 milhões. Quer dizer: teríamos uma economia de R$ 400 milhões para serem aplicados na Saúde, Educação, Habitação, Segurança Pública, etc. Agora, o VLT está aí. Dizem que está... Se sair, deve ser para a Copa de 50. E o projeto do VLT, antes orçado em R$ 800 milhões, hoje está em R$ 1,400 milhões. Por enquanto..."
 
O vereador alertou que, se os atrasos e dificuldades para concepção normal das obras já sucedem durante o período seco, agora no chuvoso, prestes a eclodir, vai ficar ainda pior. "Dá pra imaginar como esse caos não assumirá proporções notadamente gigantescas por causa das chuvas. Agora, sim, com a chegada das águas, é que a coisa irá piorar bastante".
 
Num aparte, o colega parlamentar Adilson Levante, PSB, parabenizou Júlio Pinheiro pelas colocações. "Vou subscrever seu projeto". Já Toninho de Souza, PSD, opinou que Cuiabá não está preparada para o rodízio. "As obras da Copa, com atraso ou não, estão quase prontas, a exemplo dos viadutos do Depraiado, da Avenida do CPA, da Avenida Fernando Correa, Arena Pantanal e outras. Temos que reconhecer que isso é um legado para a capital. Acho que o pior já passou, pois a parte física está praticamente pronta".
 
Toninho de Souza aproveitou para ressaltar que os "amarelinhos" têm multado e guinchado carros injustamente, e a Pasta à qual estão subordinados (SMTU) deveria estabelecer critérios compreensivos à realidade do trânsito caótico de Cuiabá. "Inexiste espaço para estacionamento da frota de cerca de 400 mil veículos. Somados, os espaços dos estacionamentos chegam a 20 mil, no máximo. Mas o motorista tem sido penalizado dia e noite pelos fiscais do SMTU. São multados e têm seus carros guinchados. O problema não é do cidadão, mas da cidade que não oferece estrutura no setor. Ademais, estamos vivenciando um momento especial, da Copa do Mundo. Portanto, completamente inadequado para a Prefeitura estabelecer medidas punitivas duras, injustas e até ilegais". 

João Carlos Queiroz Secom/Câmara


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