19/09/2013
João Emanuel: Ferrovia precisa chegar também a Cuiabá
Divulgação ALL
O presidente da Câmara Municipal de Cuiabá, João Emanuel, PSD, afirmou hoje (19-09) que é indiscutível a importância desenvolvimentista da chegada da ferrovia à capital mato-grossense, pois assegurará benefícios econômicos e sociais distintos. Emanuel recordou que essa luta foi encetada diuturnamente pelo senador Vicente Vuolo há dezenas de anos, projeto que a maioria das pessoas até qualificava de inviável, pela sua complexidade estrutural.

Ele citou ainda as tradicionais confraternizações vespertinas do senador com a imprensa na sua antiga residência do Verdão, em Cuiabá, final dos anos 80, para que a chama da ferrovia permanecesse sempre acesa. "Os jornalistas mais antigos recordam isso com saudades. O senador, sempre comentam, era muito cordial, oferecia pães de queijo quentinhos, chás, sucos... Quitutes que eram o atrativo das explanações idealistas que entabulava acerca da ferrovia, as fases burocráticas vencidas para sua implantação".

Conforme Emanuel, Vuolo foi um político que deixou exemplos e mais exemplos de luta determinada. "E enquanto Deus não o convocou, ele lutou intensamente para concretizar seu sonho desenvolvimentista. Visualizava MT inserido 100% no contexto de transporte ferroviário de cargas e passageiros. Fato que se tornou realidade inicial na região do Araguaia, terminal de cargas de Alto Taquari. Sonho, aliás, sequenciado brilhantemente pelo seu filho, ex-vereador Francisco Vuolo".

Na opinião de João Emanuel, Cuiabá pode contar com apoio integral da Câmara Municipal para que essa luta da família Vuolo se consolide com a inauguração de um terminal de cargas e passageiros em Cuiabá, dentro em breve.

"Hoje, Rondonópolis comemora a chegada dos trilhos à cidade, com a presença da presidente Dilma Rousseff, governador Silval Barbosa e outras autoridades. É preciso assegurar a continuidade desse sonho do senador Vuolo. Lutar para que logo possamos também inaugurar uma estrutura ferroviária semelhante em Cuiabá".

O dirigente do Parlamento cuiabano observou ainda que o fato de a ferrovia se encontrar agora em terras rondonopolitanas assegura mudanças drásticas, para melhor, no nível de vida dos moradores da maior cidade da região Sul e adjacentes, além de desafogar o trânsito nas rodovias que ligam Rondonópolis a Cuiabá e outros polos do Estado. "E quando os trilhos aportarem em Cuiabá, a Br-364, que se encontra ora sufocada de grande massa veicular {carretas}, irá igualmente desafogar seu fluxo pesado".

João Carlos Queiroz SECOM/Câmara