25/09/2013
Lueci Ramos realiza Audiência Pública

A vereadora Lueci Ramos (PSDB), que é Presidente da Frente Parlamentar da Assistência Social e Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, realizou na manhã desta quarta-feira (25), na Câmara Municipal de Cuiabá a Audiência Pública, que debateu sobre os cursos ofertados, formas de divulgação e demais temas do programa “Mulheres Mil”.

O Programa Mulheres Mil tem como objetivo oferecer cursos de profissionalização e complementação de estudos às mulheres em vulnerabilidade social. A oferta de cursos de formação contribuirá para a promoção da autonomia da mulher e a criação de oportunidades no mercado de trabalho para que consigam melhorar a qualidade de suas vidas e de suas comunidades.

Estão sendo ofertados cursos de formação inicial e continuada com carga horária mínima de 160 horas. A oferta dos cursos de qualificação ocorrem nos Institutos Federais e para participar as mulheres devem estar inscritas no Cadastro Único, obedecendo ao critério que é de renda mensal até meio salário mínimo por pessoa ou  famílias com renda mensal total até três salários mínimos.

De acordo com a vereadora Lueci Ramos, proponente da audiência, é necessário discutir entre as instituições envolvidas com o programa Mulheres Mil, a melhor forma para que esta oportunidade alcance todas as mulheres dos quatro cantos de Cuiabá: “Realizamos um trabalho em conjunto com o Executivo, com a Secretaria de Assistência Social e dessa forma prestarmos um melhor serviço a sociedade. Ouvimos todas as partes e vamos encaminhar um ofício reivindicando que todos os Centros de Convivência, Centros de Referência e Assistência Social e demais unidades envolvidas recebam a lista de cursos ofertados e se torne um local para a realização dos cursos”.

Estiveram presentes na Audiência a sra: Ivone Lúcia Rosset, secretária adjunta de Trabalho e Desenvolvimento Economico; sra: Heloisa Dorileo, vice-presidente do Conselho Municipal de Direito da Mulher; Sr: Levi Pires, Pró-Reitor de Extensão do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT); Sr: Mizael Galvão, secretário adjunto de Assistência Social; Sr: Noel Alves Constantino, gestor do Programa Mulheres Mil do campus de Cuiabá; Sra: Elenice dos Reis Santos, gestora institucional do Programa Mulheres Mil no estado de Mato Grosso; e os vereadores Arilson da Silva (PT), Allan Kardec (PT), Walter Arruda (PSDC) e demais membros da sociedade envolvidos com o assunto debatido.

Stephanie Romero – Secom Câmara