03/10/2013
Vereador Arilson da Silva repudia ganância dos bancos e apoia bancários em greve
O vereador Arilson da Silva (PT) reforçou na sessão da Câmara desta semana (30) a defesa dos bancários em greve em Mato Grosso e repudiou a intransigência dos bancos que só priorizam os lucros bilionários, não valorizam as pessoas, se negam em negociar com os trabalhadores e atender as reivindicações, como mais segurança e contratações nas agências.

A greve dos bancários já soma três semanas e mobiliza todo país. Em Mato Grosso, já são 205 agências paralisadas pelo movimento de luta por conquistas que vão desde valorização a mais contratações para melhor atender a população. O vereador Arilson, que também é bancário e dirigente do Sindicato dos Bancários de Mato Grosso (SEEB-MT), observa que a greve foi o último instrumento de luta da categoria que tenta negociar com os banqueiros desde julho.

“A lucratividade dos bancos no Brasil é estratosférica, e mesmo assim, os banqueiros insistem em manter os bancários em estado de greve. A paralisação nas agências é resultado da intransigência dos bancos que não valorizam as pessoas, que insistem em não investir em segurança, só pensam em demissões e assédio moral, enquanto trabalhadores adoecem e sofrem com a desvalorização. Uso a tribuna para repudiar esta ganância que busca de qualquer forma aumentar os lucros, que não chama para uma negociação justa e força os trabalhadores a entrar em greve”, diz o vereador.

A greve dos bancários teve início no dia 19 de setembro e se mantem forte em todo Brasil. De acordo com a Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf/CUT), esta greve nacional é a maior em vinte anos fechando 11.156 agências e centros administrativos em todos os estados da federação.

O vereador Arilson da Silva atua na direção do Sindicato dos Bancários e foi presidente da entidade sindical por dois mandatos consecutivos.

Marcela Brito - Assessoria de Comunicação