14/10/2013
UPA Pascoal Ramos volta a ser tema na Câmara e reunião cobra celeridade na obra
Moradores da região Sul de Cuiabá sofrem com a lentidão das obras da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) no bairro Pascoal Ramos. Esta foi a observação apresentada pelo vereador Arilson da Silva (PT) ao secretário municipal de Obras, Marcelo Padeiro, durante reunião nesta sexta-feira (11) na secretaria. As obras deveriam ser retomadas em julho deste ano.

O objetivo da reunião que contou com a participação do presidente da Comissão de Saúde da Câmara, Ricardo Saad, e o vereador Orivaldo da Farmácia, foi solicitar informações acerca das obras da unidade de saúde, cumprimento dos prazos e a falta de celeridade nas ações no terreno. Moradores e vereadores estão apreensivos quanto à construção do prédio que já deveria estar pronto.

Após uma série de iniciativas para a retomada das obras foram realizada neste ano, após a Prefeitura apontar a possibilidade de transferência de bairro, o que resultou na paralisação da construção no Pascoal Ramos. Os vereadores observaram que mesmo com a determinação no Pascoal Ramos, poucos avanços foram constatados no local. A empresa responsável pela conclusão da UPA é SOS Construções Ltda.

De acordo com o presidente da Comissão de Trabalho da Câmara de Cuiabá, Arilson da Silva, uma grande demanda da região depende da UPA para desafogar o pronto socorro e as policlínicas. Ele observa que o centro de saúde é uma conquista da população que teme pela não conclusão. “Muitas vidas já poderiam ser salvas com a UPA pronta. Os moradores estão ansiosos pelo atendimento no local e presenciam o ritmo lento da construção, o que traz aflição e insegurança”.

O secretário municipal de Obras, Marcelo Padeiro, afirmou que já notificou a empresa responsável pela construção para cobrar o cumprimento do cronograma. Para verificar avanços na UPA Pascoal Ramos, o secretário também agendou com os vereadores uma visita "in loco" no dia 30 de outubro juntamente com o engenheiro responsável.

O vereador Ricardo Saad avaliou a reunião como positiva e afirmou que as preocupações dos moradores foram apresentadas ao secretário. “Já comuniquei acerca da próxima visita a defensoria pública para que possa nos acompanhar no dia 30 de outubro e estamos preocupados com o comprometimento da obra em razão desses atrasos”.

Para acompanhar as ações relacionadas a UPA Pascoal Ramos, os vereadores encaminharão um requerimento solicitando o cronograma das obras, planejamento e informações referentes à conclusão do prédio. Na semana passada, os vereadores Arilson da Silva, Ricardo Saad e Orivaldo da Farmácia estiveram no Pascoal Ramos, e após resistência para entrar no terreno da UPA, conseguiram entrar no local e perceberam poucos avanços, se comparado a julho, quanto houve a retomada da construção.

Marcela Brito - Assessoria de Gabinete