18/10/2013
Durante audiência manifestantes reivindicam SUS 100% público
No dia do médico (18/10) a Câmara Municipal de Cuiabá, promoveu uma audiência pública, presidida pelo vereador e médico Dr: Ricardo Saad (PSDB), para explanar sobre as contas e recursos investidos na saúde, o secretário Kamil Fares esteve presente, para apresentar os dados do município de Cuiabá.

De acordo com pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Pesquisa e Estatística (IBGE), realizada em 2012, apenas um quarto da população brasileira tem condições de dispensar o Sistema único de Saúde (SUS) por dispor de um plano de saúde. Ou seja: 75% da população do País, justamente a parcela que mais necessita de atendimento de saúde, a de renda mais baixa, enfrenta grande dificuldades de acesso ao sistema.

O SUS foi criado há 18 anos para atender toda a população, independentemente de sua condição social, mas vem sendo um martírio para os brasileiros em geral, que sofrem por falta de médicos, medicamentos, infra-estrutura.

Teve grande destaque na discussão a empresa recém criada para fiscalizar o SUS em Cuiabá, a “Empresa Cuiabana de Saúde”, para Edson Pires, membro da UCAMB (União Coxipoense de Associação de Moradores de Bairros), esta havendo um sucateamento da saúde: “Estamos terceirizando o serviço público. Será que não temos capacidade de administrar nossas entidades públicas? Sou à favor do SUS 100% público”, afirmou.

Andréia Teixeira, estudante de medicina, alegou que o futuro dos profissionais do ramo é incerto: “Existe muita procura, para pouca demanda. O futuro da nossa profissão é sombrio, porque o médico não quer trabalhar no SUS, devido a falta de estrutura acabam indo trabalhar nos hospitais particulares. Não se investe em saúde no nosso país, até os bois recebem mais investimentos em saúde do que a população”, afirmou a estudante.

O vereador Dilemário Alencar (PTB), alegou ser indiguinado, pelo fato de Mato Grosso não possuir um hospital Público Estadual: “Acho que somos o único estado no país, que não possui um Hospital Público Estadual”, afirmou o parlamentar.

Grande maioria dos participantes da audiência se mostraram contra a instauração da "Empresa Pública Cuiabana de Saúde" e à favor do SUS – 100% público. A Câmara Municipal vai realizar nas próximas semanas uma audiência pública para discutir a eficácia e necessidade desta empresa criada pelo Executivo.

Stephanie Romero - Secom/Câmara

26/04 - Plenário da Câmara aprova mudança em nome de rua proposta por Adevair Cabral
26/04 - Câmara de Cuiabá inicia treinamento LGPD destinado à servidores
26/04 - Presidente Chico 2000 empossa mais dois servidores concursados nesta sexta-feira (26.04)