24/10/2013
Dilemário cobra dos governos solução relativa à mudança dos feirantes instalados no Verdão
Walter Machado
Dilemário:
No pronunciamento que fez hoje (24-10) em plenário, o vereador Dilemário Alencar, PTB, detalhou a angústia que captou nos feirantes instalados na Feira do Verdão, quando esteve visitando o local no último sábado. A maioria o questionou acerca das novas instalações prometidas pelo governo estadual. Dilemário sugere que seja construído um Ceasa local, totalmente estruturado, para abrigar os que atuam no Verdão. Mas alerta que isso precisa ser feito "para ontem", em função da proximidade da Copa 2014.

"Construir um Ceasa em Cuiabá seria o ideal, posto que a capital não dispõe de nenhum. Isto possibilitaria acomodar os mais de 250 feirantes do Verdão, pais e mães de família que simplesmente estão sem saber qual será o destino da feira. Isso porque os governos (municipal/estadual) ainda não definiram sobre a área, como a mudança será efetuada, etc.. . Eles têm sido pressionados a sair de lá. Mas, ir pra onde? Aquilo {Feira do Verdão} representa o sustento básico de suas famílias, o trabalho digno e suado que realizam sol após sol. Não é justo serem tratados dessa forma indiferente, sem qualquer consideração aos seus direitos fundamentais".

Dilemário exigiu que o Estado (Secopa) divulgue uma proposta concreta que contemple os anseios dos feirantes. "A Secopa quer aquela área, pois pretende transformá-la em estacionamento durante e pós Copa. Mas, e quantos aos feirantes que labutam ali o pão de cada dia, qual é a solução ofertada pelos governantes? Já se falava em 2010 sobre a mudança dessa feira para o distrito industrial, com toda a infraestrutura fundamental a um comércio de hortifrutigranjeiros. Estamos em 2013, e infelizmente nada aconteceu até agora".

Além de promete trazer à tribuna livre do Parlamento (próxima semana) os diretores da Associação de Feirantes do Verdão, Dilemário Alencar confirmou ter ouvido de vários deles uma afirmação que considera preocupante e que merece toda a atenção das esferas governamentais.

"Alertam o seguinte: caso o governo estadual não construa o Ceasa no distrito industrial, eles vão resistir em deixar aquela área. A construção de um "novo" Ceasa - posto que a atual Feira do Verdão tem a característica de um mini-Ceasa - comportaria recursos da ordem de R$ 8 a 9 milhões. O município não dispõe de folga financeira para bancar isto. Por outro lado, o terreno da Feira do Verdão está orçado em aproximadamente R$ 30 milhões. Então, cabe aí um estudo justo, balanceado, para que os feirantes não sejam prejudicados. Estamos falando de centenas de famílias inteiras que têm sua base de sobrevivência ali".

João Carlos Queiroz SECOM/Câmara

19/04 - Kits da 1ª Corrida de Rua Família Popular começam a ser entregues