29/10/2013
Vereador Toninho de Souza quer debater saúde pública em audiência pública
Walter Machado
O vereador Toninho de Souza (PSD) protocolou na sessão ordinária desta-feira (29-10) requerimento solicitando a realização de uma audiência pública para debater qual o investimento na área da saúde pública vistas a realização da Copa do Mundo de 2014, em Cuiabá. Membro titular da Comissão de Saúde do Legislativo, ele irá convocar os secretários municipal Kamil Fares, do Estado Mauri Rodrigues, secretário da Secopa Maurício Guimarães e membros do Conselho Regional de Medicina (CRM) para discutir o tema. O encontro está marcado para o próximo dia 27 de novembro, às 9h, no Plenário da Câmara Municipal.

Toninho de Souza demonstra uma certa preocupação com a falta de informação por parte do governo do Estado quanto à saúde pública da capital mato-grossense ao Mundial do próximo ano. Segundo o parlamentar, o Estado vem investimento bilhões de reais em várias áreas como mobilidade urbana, transporte público e segurança para receber o maior evento futebolístico do mundo. Contudo, passados mais de quatro anos de preparação da capítal mato-grossense para a Copa do Mundo, até agora não se falou o que ficará para a população cuiabana pós o torneio mundial.

"É de conhecimento de todas as autoridades de Mato Grosso que a saúde pública, em especial a de Cuiabá não está bem há muito tempo. Mas até agora não se falou nada sobre investimento nesta área para o Mundial. Não se pode investir tanto em determinadas áreas e esquecer de outras consideradas prioritárias como a saúde. O povo de Cuiabá precisa de atenção especial neste setor. É preciso ficar algo como legado à saúde pública para a população cuiabana", afirmou o vereador, ressaltando que o atual quadro do sistema é caótico.

Um exemplo da falta de informação na saúde, prossegue o parlamentar, é quanto à obra da construção do novo Hospital Universitário, que está sendo construído na rodovia que liga Cuiabá a Santo Antônio de Leverger. Para Toninho de Souza, ninguém sabe como funcionará e quando será inaugurado a unidade de saúde. "A população quer saber se o Hospital Universitário ficará pronto até à Copa do Mundo. E se os números de leitos serão suficientes para atender toda a demanda, que é muito grande. São essas coisas que iremos e queremos saber na audiência pública", finalizou Souza.

Da Assessoria

23/04 - Câmara aprova requerimento, projetos de lei e pareceres da CCJR nesta terça-feira (23)