30/10/2013
Adilson Levante defende que abrigos de ônibus não se tornem churrasqueiras públicas
Walter Machado
Vereador Adilson Levante está preocupado com os reflexos dos assentos de metal na saúde do povo

Os abrigos de ônibus de Cuiabá precisam urgentemente de melhorias em prol da preservação da saúde dos usuários do sistema de transporte público, voltou a defender o vereador Adilson Levante, PSB, ao exigir que as empresas concessionárias {responsáveis pela manutenção dos abrigos} tomem providências urgentes neste sentido. Uma das ações prioritárias, observou, diz respeito à substituição dos assentos de metal por madeira, material que não armazena calor.

“A parte de contato físico desses assentos, até por respeito à população, deveria ser originalmente de madeira, a fim de não prejudicar a saúde dos que aguardam coletivos em Cuiabá por quase uma hora ou mais, sob sol e calor escaldantes. Porque, dependendo do horário, de rush (pico), essa espera pelos coletivos pode ser triplicada. Fato que tem maior incidência na zona periférica da capital, em linhas já congestionadas”.

Adilson fez essa exposição também da tribuna do Legislativo da capital na sessão de terça-feira (29-10), oportunidade em que pediu apoio aos colegas e titulares de órgãos públicos para determinar a imediata adoção de tais medidas.

Ele citou que os assentos de metal, em contínua exposição solar, prejudicam mais crianças, gestantes e idosos. “É uma mudança que não vai onerar as empresas de transporte”, sublinhou. “Ademais, elas têm total obrigação de ofertar comodidade àqueles que utilizam seus serviços. Isso implica na manutenção e melhorias nos abrigos ao longo de suas linhas”.

O vereador está confiante de que sua indicação terá olhar prontamente respeitoso à sociedade local. “Ela se reveste de caráter social. Apesar de que poucos integrantes dos órgãos têm usado o transporte coletivo, é importante focar tal necessidade, já manifestada por usuários diários desse sistema”.

João Carlos Queiroz SECOM/Câmara