31/10/2013
Vereadores comemoram andamento da obra de construção da UPA do Pascoal Ramos
As obras de construção da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da região Sul, localizada no bairro Pascoal Ramos, finalmente começaram a andar. O presidente da Comissão de Saúde da Câmara de Cuiabá, vereador Ricardo Saad (PSDB) esteve no local na manhã desta quarta-feira (30) para verificar em que estágio a obra se encontrava.

O secretário de Obras Marcelo Padeiro e seu adjunto, Carlos Montenegro, acompanharam a visita técnica, que também contou com a presença dos vereadores Arilson da Silva (PT) e Orivaldo da Farmácia (PR).

A obra está em fase de preparação do solo, onde já foi feita todas as perfurações necessárias e a estaca aélice. O terreno passa agora pela implantação das sapadas, que  é a parte inferior do alicerce, colocada sob o pilar que suporta o peso da construção.

Conforme o engenheiro responsável, até o final de novembro as vigas começaram a ser erguidas. Padeiro explica que a lentidão constatada no início, foi devido a readequação pela qual o projeto passava e também a dificuldade em se encontrar o equipamento adequado para fazer as perfurações.

"A partir de agora o ritmo vai acelerar. Por conta dos atrasos que houve devido a esses imprevistos, teve que ser feito uma readequação no cronograma. Neste estágio, ainda não dá para ter uma visão do real andamento da obra, mas posso garantir que está em estágio avançado", garante o secretário.

A única preocupação de Padeiro é com relação aos aditivos. O obra já possui dois aditivos, que comprometeram quase todo o valor que poderia ser aditivado.

"Hoje nós contamos com apenas 2% de possibilidade de aditivamento da obra e isto pode causar transtorno mais para frente. Já foram feito dois aditivos qualitativos, uma para o aterro e outro pra mudança de fundação, o que gerou 23% de aditivos, só podemos chegar a 15%", explica Padeiro.

A sugestão da defensora pública,  Fernanda Maria Cícero de Sá Soares foi no sentido de fazer uma retificação dos aditivos. Ou seja, comprovar por meio de notas e documentos que o valor poderia ter sido inferior. O pleito teria que ser feito junto ao Governo Federal e as órgãos controladores como Tribunal de Contas da União (TCU).

"Fiquei muito contente em ver que as obras finalmente estão em processo acelerado e que estão todos empenhados para que esta UPA saia do papel. Estamos acompanhando todo este processo desde o início e vamos continuar acompanhando de perto. A cada 30 dias marcaremos junto a secretaria de Obras uma visita no local para fiscalizar esta obra", comemora Saad.

Kamila Arruda - Assessoria de Gabinete