31/10/2013
Adilson Levante destaca importância do trabalho do Senai-MT
Otmar de Oliveira
Adilson: "Senai é exemplo de empenhado esforço e seriedade na formação profissional dos nossos jovens"
Ao se pronunciar  na sessão plenária de hoje (31-10), o vereador Adilson Levante, PSB, informou ter ficado impressionado após  visita realizada ao Senai-MT recentemente, em companhia do também vereador (seu irmão) Oséas Machado, PSC. Em reunião com o gerente Wilson Luiz da Silva, coordenador de projetos, os parlamentares foram inteirados sobre os cursos em andamento no município cuiabano, dezenas deles.

Na oportunidade, solicitaram do gerente que cursos do Senai (inclusive de inglês/espanhol) sejam implantados no Polo 5, que comporta várias comunidades da região Sul (Osmar Cabral, São João Del Rey, Santa Laura, Jardim Fortaleza, Vila Nova, etc.). O coordenador de cursos sinalizou total disposição para atender à reivindicação, afirmou Adilson.

"O Senai depende apenas de espaço físico para realizar esses cursos. São 10 mil vagas abertas em Cuiabá. No caso do Polo 5, o secretário municipal Gilberto Figueiredo (Educação) já disponibilizou as escolas locais. Lógico que algumas carecem de reparos, mas o Município trabalha em cima do Orçamento da gestão anterior".

Levante destacou que ele e Oséas já esperavam essa resposta receptiva do Senai a uma reivindicação baseada nos anseios da comunidade estudantil. "É uma instituição federal que merece aplausos de toda a sociedade brasileira pelo muito que tem feito ao longo de décadas para profissionalizar nossos jovens. É respeitada pela capacitação em dezenas de cursos técnicos e na área de construção civil. Não se tem ideia da quantidade, dezenas de milhares de jovens, que  se encontram hoje inseridos no mercado de trabalho graças ao apoio do Senai. Cada um recebe mensalmente do Senai R$ 160,00 para transporte e lanche".

Ele disse que o Senai também disponibiliza ônibus com estrutura de cursos e atendimento médico/odontológico à população. "Não é mera coincidência que essa instituição venha acumulando prêmios de reconhecimento pelo seu trabalho", pontuou.

Em aparte, o vereador Dilemário Alencar, PTB, reconheceu a importância do Senai como instituição de capacitação técnica para o ingresso dos jovens no mercado de trabalho. Recordou que, à época da sua gestão na Secretaria de Trabalho de Cuiabá, ele operacionalizou o Qualifica Cuiabá, programa hoje engavetado. "É preciso retomar o Qualifica Cuiabá. Uma vez empregada, a pessoa está com sua cidadania assegurada".

Reconhecimento nacional

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-MT)  comprovou excelência em gestão e garantiu a renovação da ISO 9001 pelo 9º ano consecutivo, com foco em Educação Profissional. A entidade passa por auditorias anuais para assegurar a qualidade dos processos.

Nesse caso, a auditoria durou uma semana e envolveu o Departamento Regional, as unidades Senai de Cuiabá, Várzea Grande e Rondonópolis. A averiguação foi realizada pela ABS Quality Evaluations, uma das principais entidades certificadoras da ISO 9001 no mundo, e levou em conta todos os processos que visam a satisfação do cliente, desde a capacitação de colaboradores, cursos ministrados, elaboração de projetos, gerenciamento de recursos para sustentabilidade e muitos outros.

De acordo com a diretora regional do Senai-MT, Lélia Brun, a ISO representa o caminho que a instituição decidiu trilhar no sentido de melhoria contínua. “O que fazemos é cumprir nossa missão de educação profissional e estímulo à competitividade. Uma instituição que ajuda as indústrias a crescerem no mercado, não pode ser menos do que exemplo a todas elas. O Senai-MT sempre prezou e continuará trabalhando para que todos as unidades e setores sigam o padrão internacional, garantindo a satisfação dos clientes”, pontua.

O Senai-MT foi a primeira instituição privada de ensino profissional a conseguir certificação internacional ISO 9001 no Estado. É também responsável pelo Programa Mato-Grossense da Qualidade (Quali-MT) que assessora, por meio de consultorias exclusivas, e premia as indústrias que buscam a certificação de excelência em qualidade.

João Carlos Queiroz c/Assessoria de Imprensa Senai-MT

Mais informações sobre o programa no telefone: (65) 3611 1539 - Senai-MT