Acessibilidade
Início

NOTÍCIAS
01/11/2013
Oséas Machado afirma que papel do vereador é zelar pelo bem do povo
Otmar de Oliveira
Oséas: "Temos visto muita injustiça por aí. E a sociedade inteira nos cobra soluções. É nosso dever"
Defensor intransigente de melhores condições de vida e estruturação/capacitação técnica geral para um seguro desenvolvimento produtivo agrícola - e de qualidade - em Cuiabá e Baixada Cuiabana, o vereador Oséas Machado, PSC, considera-se comprometido com a ala social. Tanto que reafirmou hoje (01-11) seu compromisso no dia a dia de trabalho parlamentar. Ainda salientou que o papel do parlamentar é fiscalizar serviços públicos (Executivo) e cobrar melhorias urgentes das empresas deficitárias, a exemplo da CAB Ambiental, que substituiu a Sanecap (Companhia de Saneamento da Capital). "Essa empresa (CAB) extrapolou o direito de abusar da paciência do cidadão cuiabano".

Sua luta, resumiu, sempre foi focada nos mais humildes, “naqueles que ficam à margem de atenção maior por parte do Poder Público, das autoridades constituídas e às voltas com demandas que comprometem a qualidade de vida”. Também a implementação de dispositivos estruturais na educação do município cuiabano tem sido tema de sua agenda diária.

Segundo o parlamentar, "falta muito ainda para que o País possa dizer que cumpre à risca os direitos constitucionais do cidadão, imprimindo-se a tão desejada justiça social". Ele disse que seu empenho em defesa do meio rural, área de maior destaque do seu trabalho parlamentar, decorre de antiga militância nesse segmento por anos seguidos. E explica o porquê.

"Considero-me como integrante do campo, da roça. Militei muito tempo com enxada, calos nas mãos. Portanto, sei das dificuldades que os agricultores familiares enfrentam dia a dia para produzir e garantir o sustento digno de suas famílias. Daí minha luta incessante para o estabelecimento de melhorias reclamadas pelo setor campestre. Se eles não contarem com estrutura compatível às suas necessidades, a resposta produtiva simplesmente não acontece”.

Oséas esclareceu que seu trabalho não tem data para terminar. “Não até que tenhamos soluções práticas, duradouras. No que toca à regularização fundiária urbana/rural, também tenho me empenhado para isto se transforme numa realidade desejada por centenas de famílias. Problema que se repete em municípios próximos”.

Já no caso específico dos agricultores familiares, sublinhou, a grande maioria se concentra em regiões periféricas da capital, área distrital e setores diversos da Baixada Cuiabana. “Muitos estão lá há anos, esquecidos de órgãos que poderiam auxiliá-los a produzir mais e com qualidade, para garantia de maior renda familiar. Enfim, produzem com esforços fenomenais, sem técnica. Não dá para entender a inexistência de importante contrapartida pública”;

O vereador salientou que os agricultores familiares se destacam nesse cenário pela intensidade com que fazem eclodir suas necessidades emergenciais. “Têm lutado muito para que suas reivindicações de apoio à produção agrícola sejam ouvidas. Mas faltam investimentos, recursos, capacitação, suportes que garantiriam um ciclo produtivo regular e em maior quantidade, com qualidade aprimorada gradualmente".

Origem campestre

Natural de Aimorés, mineiro, Oséas é filho de José Machado de Oliveira e Jandira Maria de Oliveira, trabalhadores rurais, hoje residentes em Salto do Ceú-MT. O vereador cresceu e labutou {na roça} nesse município. "Morávamos numa região denominada Bento Capim, perto de Aimorés. Ali plantávamos arroz no barro, na base do enxadão, e também milho".

Ele recordou que, a despeito da vida dura do campo, aquele foi um tempo também feliz. "Aos 12 anos, mudei-me para Salto do Céu, e ali continuei a exercer atividade rural até os 17 anos, quando fui servir o Exército em Cáceres, qualificando-me como cabo".

Mudou-se para Cuiabá em  1981, onde contraiu matrimônio com dona Eva Loura de Oliveira Machado, com quem tem três filhos (Annie Caroline, Cássia Priscila e Quézia Querem Machado de Oliveira).

Passou a militar então na área de Contabilidade, atuação que ainda mantém ativa, apesar de ter se graduado também como bacharel em Direito pela UniRondon e bacharel em Teologia pelo Seminário Teológico Batista. Outra atuação sua foi na área de seguros, da qual é igualmente licenciado como corretor profissional.

"Aliás, pode-se dizer que foi por meio da profissão contábil que dei início à militância de auxílio voluntário em entidades filantrópicas diversas, a exemplo da Kita Creche, em Cáceres. Também tenho sido parceiro de instituições de reabilitandos (drogados). Trabalho que realizo há anos seguidos".

E por atuar nessas entidades e comprovar o descaso das autoridades constituídas em relação a demandas sociais graves, é que Oséas se sentiu compelido a integrar o segmento político, ‘quando poderia deixar de ser espectador para me tornar ator e tentar impor alguma intervenção resolutiva em várias questões’, disse.

"Não com o intuito de ser um "resolve tudo", pois isso seria demagogia. Tenho plena consciência da complexidade de muitas aclamações públicas. O importante é encontrar o caminho certo para chegar lá. Estar na linha de luta e não permitir que os objetivos coletivos de um povo necessitado se desintegrem pela desesperança das dificuldades que esse processo possa gerar. Acreditar que podemos vencer é sempre um grande passo vencermos. Principalmente com Deus a nosso lado".

Oséas Machado candidatou-se rumo à Câmara de Cuiabá em 2000, 2004, 2008 e 2012, quando foi eleito pelo Partido Social Cristão. Orgulha-se de jamais ter renegado suas origens humildes no campo.Seu irmão caçula, Adilson Machado, também foi eleito (PSB).

"Minha atuação no Legislativo de Cuiabá é focada no segmento social, na agricultura familiar e, principalmente, em defesa da família brasileira. Tanto que tenho mantido postura firme, inabalável, diante dos princípios éticos ordenados por Deus que regem a família, sagrada união. A manutenção da família tradicional é de importância indescritível. É base de tudo, da própria motivação humana".

João Carlos Queiroz SECOM/Câmara




Imprimir Voltar Compartilhar:   Share




+ Notícias
17/04 - Presidente Chico 2000 reconhece trabalho da PM e homenageia 38 comandantes
SESSÃO AO VIVO
INFORMES

Brasão de Cuiabá
Praça Moreira Cabral - Centro - s/n - Cuiabá-MT - CEP 78020-010 - Fone:(65) 3617-1500
secom@camaracuiaba.mt.gov.br - Desenvolvimento: STIT - Todos os direitos reservados © 2023
O horário de atendimento ao público é de segunda a sexta-feira das 7:30hs às 18:00hs.