06/11/2013
Vereador Oséas estabelece parceria com projeto social de artes marciais
Arquivo PMMT
Projeto tem formado centenas de crianças e adolescentes
Com o objetivo de contribuir para minimizar as estatísticas de crianças/adolescentes envolvidas com drogas e outros males, o vereador Oséas Machado, PSC, recebeu hoje (06-11) em seu gabinete os mestres de artes marciais José Wilson Souza Santos (faixa preta, 4º dan - CBK - Confederação Brasileira de Karatê) e Luciano Edvaldo da Silva, mestrando Morcego (Capoeira).

Eles representam um projeto social desenvolvido há mais de 10 anos pela PMMT. Na oportunidade, foi proposta e firmada uma parceria de apoio parlamentar a esse projeto. Os atletas estavam acompanhados do coordenador de assessoria do 1º BPMT, Júlio Nunes, que representou o tenente coronel Ibanês, do 1º BPMT, bem como o comandante da 3ª CIA Beira Rio, capitão Melo, subordinada ao 1º BPMT.

Conforme explicaram, o projeto necessita urgentemente de estrutura logística para assegurar o desenvolvimento de novas etapas compatíveis com as exigências naturais dos últimos anos. Oséas ouviu detalhes desse projeto, sediado nas instalações da 3ª CIA PMMT,  no Jardim Europa.

Na opinião do parlamentar, todo apoio institucional que for direcionado a iniciativas semelhantes tem reflexos imediatos. "Na realidade, eles estão promovendo o resgate antecipado de crianças e adolescentes em fase de vulnerabilidade social. Daí nossa disposição de contribuirmos para apoiá-los institucionalmente".

Na avaliação do vereador, o esporte possui conotação de claro equilíbrio para o futuro das crianças e adolescentes de hoje. "A modernidade de conceitos tem feito com que muitos se percam por aí, enveredem-se por caminhos adversos do bem. Temos que ficar atentos, estender nossa mão para evitar fatos tão lamentáveis e previsíveis. É pelo esporte que as coisas boas começam a acontecer".

Além das aulas práticas, exercícios físicos e lutas, os alunos recebem diariamente (segunda a sexta, a partir das 19 horas) orientações teóricas acerca da importância de cultuar o corpo como ponto da paz que devem exercitar no convívio diário.

"É importante esta parceria sinalizada pelo vereador Oséas, pois significa mais respaldo parlamentar às propostas que temos com o intuito de apoiar nossas crianças e adolescentes", disse Luciano "Morcego", capoeirista há 25 anos.

José Wilson salientou que o treinamento envolve também apresentações em outros estados e cidades vizinhas. No próximo dia 23, explicou, sua equipe estará se apresentando no Campeonato Estadual Delta de Karatê, em Rondonópolis. "Estaremos lá com 40 atletas. Mais uma vez, a expectativa é de angariarmos mais troféus".

O Projeto Social da Base Comunitária é gratuito e resulta de parceria entre o 1º Batalhão de PMMT (Comando Regional I) e iniciativa privada, já formou centenas de alunos, crianças e adolescentes, contabilizando 18 títulos nacionais e três internacionais.

Maiores informações (65) 9999-5435 - Capitão Melo

João Carlos Queiroz SECOM/Câmara