07/11/2013
Presidente Emanuel destaca importância da futura Secretaria de Apoio à Segurança Pública
Otmar de Oliveira
"Cuiabá está prestes a vivenciar a Copa 2014. Reforçar a Segurança Pública é Fundamental", afirma Emanuel
Por 21 votos favoráveis e três abstenções, os vereadores aprovaram hoje (07-11), na sessão plenária, a criação da Secretaria Municipal de Apoio à Segurança Pública, projeto de autoria do Executivo local. O presidente João Emanuel, PSD, parabenizou essa iniciativa, que considera primordial para promover suporte auxiliar nas ações desencadeadas pelo Poder Público Estadual.

Conforme o presidente pontuou, 'segurança pública ainda é tema tabu no Brasil, segmento obstruído pela ausência de reparos estruturais'. Mais importante - ressalvou - é estabelecer um pacto de ações ininterruptas nesse setor.

"Daí a importância da criação de uma Pasta auxiliar, via município. Com certeza, terá atribuições destacadas e até resolutivas, para auxiliar a resguardar a integridade física de quantos moram em Cuiabá. O povo anda com medo de sair às ruas. A marginalidade está à vontade para perpetrar ações contínuas de terror. Não podemos aceitar tais imposições".

Emanuel citou a complexidade que envolve qualquer medida preventiva na área de segurança pública, a começar pela detenção e condução de malfeitores às unidades de reclusão do Estado. "Isso é insuficiente para que se alcancem as soluções tanto almejadas pela sociedade. Em primeiro lugar, é preciso cultuar o sentimento de segurança pública em Cuiabá. Primar para que se situe num nível de excelência”.

Mais importante, também observou o presidente do Parlamento, é não permitir que as eventuais mazelas {falhas} do sistema de segurança pública incidam dúvidas seqüenciais que possam culminar em reflexos negativos ao sucesso de eventos importantes agendados no calendário do município.

“Prestes a sediar os jogos da Copa do Mundo, este município não pode passar a menor imagem de vulnerabilidade, de incapacidade para garantir total segurança a quantos aqui aportarão. Seria algo muito ruim. Então, a vinda de uma Pasta que também contribua para estender mais segurança à população é precocemente aplaudida por todos que vivenciam dilemas cotidianos de total desamparo”.

O parlamentar apontou que o cenário de violência na capital continua assustador, e tem registrado índices compatíveis aos campos de guerra. "Ainda que outubro não tenha sido um dos meses mais violentos de 2013, mesmo assim foram cometidos 59 assassinatos, mortes brutais, com requintes de alta crueldade. Números que denotam a gravidade do caso e incitam discussão para o âmbito didático. A futura secretaria pode ter papel crucial para que esse quadro seja gradualmente minimizado em solo cuiabano".

João Carlos Queiroz SECOM/Câmara