19/11/2013
Oséas Machado elabora projeto para aproveitar espaços ociosos dos viadutos
Otmar de Oliveira
Oséas elaborou projeto de lei que aproveita espaços disponíveis nos viadutos espalhados na capital
Aproveitar os espaços ociosos dos viadutos espalhados na capital mato-grossense é tema de projeto de lei do vereador Oséas Machado, do PSC (Partido Social Cristão). O parlamentar cuiabano disse hoje (19-11) que tem observado isso há algum tempo. "A maioria dos viadutos tem sua parte inferior ocupada por lixo e/ou por dependentes de drogas. Isso é agravante social. Principalmente agora, quando Cuiabá se moderniza estruturalmente para sediar parte dos jogos da Copa 2014".

Pelo projeto de Oséas, seriam implementadas uma série de atividades comerciais e não comerciais nesses lugares. "A exemplo da prática esportiva. Os espaços disponíveis na ala inferior dos viadutos pode abrigar várias modalidades,  além de comportar aparelhos propícios a ginástica de pessoas da 3ª idade e portadores de necessidades especiais. O objetivo do meu projeto é neutralizar condições propícias para que marginais e dependentes químicos se instalem efetivamente nesses locais. Também poderia comportar núcleos da Polícia Militar de Mato Grosso, estrategicamente posicionados".

Conforme o vereador, os espaços poderiam comportar estacionamentos, banheiros e bebedouros públicos. "Cuiabá inteira carece de opções nesse sentido. Já é hora de dispormos de estrutura sanitária mínima. E com esse calor de quase 40º que se registra aqui quase diariamente, é preciso hidratar o corpo. Bebedouros seriam de auxílio precioso à própria saúde humana. Sabe-se que muita gente desmaia e registra graves anomalias físicas mediante temperaturas elevadas. Simples bebedouros, ao alcance coletivo, minimizariam isso".

Os espaços, devidamente iluminados, poderão ainda sediar pequenas lanchonetes, oficialmente regularizadas junto à Prefeitura, explicou o vereador. "A manutenção (limpeza/melhorias) dos espaços sob os viadutos seria bancada por taxas regularmente pagas ao município pelos comerciantes que venham a se instalar na área. Em resumo, as opções são muitas, e todas úteis à capital".

Machado afirma contar com total apoio do prefeito Mauro Mendes para que seu projeto de lei efetivamente dê utilidade aos espaços vazios que o bloco de viadutos da cidade comporta hoje de maneira adversa às próprias normativas legais. "Pois não é legal que o município oferte lugares para a instalação de marginalidade voltada ao comércio de drogas, assaltos, etc. É preciso estabelecer regras que sejam compatíveis à modernização já configurada em Cuiabá por conta do certame mundial da Copa. E, também, por conta da expansão natural que a cidade registra nos últimos tempos, característica de metrópoles em evolução progressiva".

João Carlos Queiroz SECOM/Câmara

19/04 - Fellipe Corrêa quer reconhecimento facial para inibir crimes contra motoristas de app