21/11/2013
Situação precária dos pequenos produtores rurais da capital preocupa vereadores
A situação precária dos pequenos produtores da zona rural de Cuiabá foi tema da tribuna livre desta quinta-feira (21), requerida pelo vereador Ricardo Saad (PSDB).

O presidente da Associação de Produtores Orgânicos do Estado Zaque Mario Correa, aproveitou o espaço para explanar o descaso para com a população desta região.

Conforme o pequeno agricultor de horti-fruti granjeiro, as cinco mil famílias da zona rural estão vivendo muito abaixo da linha da pobreza, chegando, até mesmo a passar fome. “Os pequenos produtores rurais estão desassistidos. Ninguém vê que a rede hoteleira e o comércio local também perde com isso”.

“Não está existindo estrutura mínima na zona rural de Cuiabá. Nem o Estado nem o Município estão olhando por nós. Mas os grandes sempre recebem ajuda”, reclama.

Zaque ainda pontua a falta de assistência na área da saúde. De acordo com ele, a população não tem sido atendida adequadamente, justamente por falta de assistência.

Ele afirma que as zonas rurais possuem grande focos de dengue e nenhuma companha de prevenção. “Nossa saúde também está muito precária, precisando de uma atenção especial. A gestão passada fez umas crateras no chão na região do Cinturão Verde para criar peixe e deixou lá. Agora, eles estão servindo de depósito de dengue, colocando a população em risco” pontua.

Os vereadores de Cuiabá se sensibilizam com o cenário apresentado pelo pequeno produtor, e prometem intervir junto a Prefeitura para encontrar uma solução para o entrave.

“Vamos agendar uma visita a essas comunidade rurais para podermos verificar, in loco, a situação dessas famílias e poder interferir junto ao prefeito. Não podemos admitir esta situação”, afirma Saad.

Kamila Arruda - Assessoria de Gabinete