21/02/2008
Maluf pede apoio aos vereadores para investigação na Saúde
Secom Câmara/CBA
Deputado se reune com vereadores e pede que Câmara acompanhe investigações
O deputado estadual Guilherme Maluf (PSDB) esteve na manhã desta quinta-feira (21) na Câmara Municipal de Cuiabá, para pedir apoio dos vereadores quanto à formação de uma Comissão Especial que deverá acompanhar as investigações de supostas irregularidades na pasta que ocupou como secretário municipal de Saúde, por mais de um ano.

Durante reunião com os parlamentares da Casa de Leis, o ex-secretário frisou a importância das investigações em torno de “suposições que teriam sido dirigidas a ele”, sobre as irregularidades que culminaram com a perda de um montante de medicamentos que estavam no almoxarifado da Secretaria. Conforme determinação judicial, os remédios foram descartados em vala séptica de acordo com as normas do Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama), a fim de evitar risco à saúde pública e ao meio ambiente.

No entanto, o procedimento, segundo Maluf não seria anormal, levando em conta que esta não é a primeira vez que medicamentos armazenados na referida Secretaria são incinerados devido ao vencimento dos mesmos. Explicou que o município recebe uma grande quantidade de remédios doados por diversos laboratórios e que, muitos deles chegam prestes a vencer. Enfatiza que o remédio vencido que não serve à população, por questão óbvia é descartado e, como em Cuiabá não há local adequado para incineração, geralmente os medicamentos são levados para outros locais para a realização do procedimento.

O presidente da instituição, vereador Lutero Ponce (PMDB) apoiou a iniciativa do parlamentar, que, segundo ele é velho conhecido da maioria dos vereadores, por até pouco tempo ter ocupado cadeira de vereador na Casa. “Parabenizo a atitude do deputado, por não demonstrar receio de buscar a verdade. Prezando pela transparência, mais uma vez, ele demonstra a seriedade e a integridade com que sempre trabalhou”, destacou.

Lutero disse que o pedido do secretário será colocado em pauta para votação pelos demais vereadores e, posteriormente a criação da Comissão Especial.

Durante a gestão de Maluf, na Saúde, segundo ele, ao menos 5 toneladas de medicamentos foram incineradas, em decorrência de vencimento dos remédios doados ao município. Enfatizou ainda que, quando assumiu a pasta o almoxarifado da Secretaria estava condenado pelo Ministério Público Estadual (MPE) e Vigilância Sanitária (VS) e que, o mesmo foi reformado em sua administração e hoje é modelo de setor para armazenamento. “Gostaria que se apurasse de forma transparente essa questão. Não sei se há interesse político em denegrir a minha imagem de ex-secretário”, destaca Maluf.

O ex-secretário ainda disse acreditar que, as constantes mudanças de secretariado (foram cinco em 3,2 anos da atual administração municipal) pode ser uma das causas que tem atrapalhado muito a compra de medicamentos, de forma padronizada, no município.

A recente polêmica levou o prefeito da capital, Wilson Santos (PSDB) a pedir a abertura de uma sindicância para que se apure as responsabilidades sobre da perda dos medicamentos.

Assessoria: Secom CâmaraCba/Gleid Moreira