28/11/2013
Oséas Machado preside sessão solene na Assembleia Legislativa de MT em homenagem à raça negra
Walter Machado
Discriminar nossos irmãos negros é algo que confronta princípios divinos e cristãos
Logo depois de a sessão plenária da Câmara Municipal de Cuiabá se encerrar hoje (28-11) na ALMT, realizada ali em função de pane geral ontem no sistema de energia do Paço Moreira Cabral, o vereador Oséas Machado, PSC, assumiu a presidência de sessão solene que requereu para homenagear os que lutam em defesa dos direitos e igualdade social da raça negra.

Além de Oséas, outros parlamentares da Casa de Leis do município cuiabano prestigiaram o evento (Juca do Guaraná, PP, Adilson Levante, PSB, Dilemário Alencar, PTB, Onofre Júnior, PSB). O ex-prefeito Wilson Santos, professora Jacy Proença e representantes negros de instituições diversas, em nível público e privado, receberam Moção de Aplausos das mãos de Oséas e dos componentes da Mesa de Honra pelas ações executadas e ainda em andamento contra a discriminação racial.

Oséas se comprometeu a requerer uma audiência pública para que esse tema ganhe discussões aprofundadas. “A presente homenagem (Moção de Aplausos) sintetiza nosso reconhecimento à luta dos nossos irmãos negros. Infelizmente, ainda sofrem forte discriminação em setores distintos da sociedade. Pelas leis de Deus e dos homens, todos deveriam ser tratados de forma homogênea, respeitosa. Mas não é isso que sucede, pois prevalece notória resistência”.

O vereador garantiu que irá cobrar do prefeito Mauro Mendes para que dê continuidade aos programas sociais do município que objetivam garantir 100% dos direitos da raça negra, “iniciativas louváveis levadas a efeito nas gestões dos ex-prefeitos Wilson Santos e Roberto França”. Machado acredita que Mauro Mendes irá encampar sua solicitação na prática. “Ele {Mauro} tem idêntica concepção da necessidade de se fazer Justiça. No caso, promover a igualdade social entre brancos e negros, sem a mínima discriminação”.

A emoção demonstrada pelos homenageados levou vários deles às lágrimas. O vereador Juca do Guaraná aplaudiu a preocupação do então prefeito Wilson Santos em dotar o município de estrutura voltada a garantir espaços de negros e índios. Esse é um trabalho que não pode sofrer interrupções, observou o parlamentar.

Wilson Santos citou que a professora Jacy Proença é considerada a 4ª heroína do Brasil ‘justamente pela defesa intransigente da raça negra e ações que desencadearam um franco respeito aos negros brasileiros e de todo o Planeta’.

“Homenageio aqui as mulheres de todas as raças na pessoa da professora Jacy, com quem tive a honra de dividir a administração de Cuiabá anos atrás. Foi uma vice-prefeita competente, sensível. Atuamos juntos para valorizar devidamente os negros e sua história de lutas no Brasil. Isso propiciou à Prefeitura ser agraciada com o título de Mama África, premiação importantíssima. A partir daí se tornou mais concreta a possibilidade de estreitarmos relações com os países africanos, nossos irmãos”.

A Semana da Conscientização Negra foi citada por todos os palestrantes na sessão solene. O vereador ARILSON da Silva, PT, citou a grande luta empreendida por Zumbi dos Palmares, e lamentou que a exclusão da raça negra caracterize-se como uma deprimente realidade no mundo social. “Integro o setor bancário, fui ex-presidente do Sindicato da categoria, e posso garantir isso. E ainda que mais de 50% dos brasileiros seja de negros, essa discriminação impede que tenham idêntica participação em todos os segmentos, dominados pela raça branca”.

Pouco mais de 19% de negros estão integrados no setor bancário, denunciou o parlamentar, que também se considera integrante da raça. “Assim mesmo, atuam em cargos minoritários, ignorando-se, na maior parte das vezes, sua capacidade profissional, estudos. Por vezes, graduação escolar até superior à dos brancos. As discrepâncias salariais não param aí, são aberrantes: os negros chegam a perceber salários 84% a menos. Não é justo. É indigno e imoral”.

Jacy Proença disse que os líderes mundiais, de forma direta e indireta, têm contribuído para a promoção da igualdade social. “Entendam que este momento não é da Câmara Municipal, mas de toda a sociedade. Cabe uma reflexão profunda sobre tudo que o mundo vive em relação a diversos conceitos. Enquanto povo que somos, precisamos nos respeitar. Sempre se fala no processo de redemocratização do País. É preciso suscitar na maioria das pessoas o sentimento de indignação em relação a certas posturas equivocadas. A educação tem importância fundamental nesse processo”.

Uma das homenageadas, também professora, Elizabeth Corrêa Carvalho, disse estar emocionada pelos avanços que têm sido consolidados. Palavras respaldadas pelo ex-vereador Aurélio Augusto Gonçalves da Silva e parlamentares presentes à cerimônia.

Grupos musicais (Arte & Dança Capoeira) se apresentaram na sessão solene. O próprio Hino Nacional foi entoado por capoeiristas negros ao som de berimbau. “A riqueza cultural negra, a exemplo de outras raças, é igualmente linda, diversificada. O ser humano é um elemento único de representação divina. Não cabe discriminar-se entre si. Deus jamais aprovaria isso”, afirmou o vereador Oséas Machado no final da cerimônia.

João Carlos Queiroz SECOM/Câmara

16/04 - PCDs marcam presença na 5ª Corrida do Legislativo