06/12/2013
Renivaldo Nascimento e membros da Comissão da CPI da CAB visitam bairros
Walter Machado
Membros da Comissão da CPI/CAB, lideradas pelo vereador cuiabano Renivaldo Nascimento, PDT, presidente da CPI, agendaram visitas em vários bairros da capital nesta segunda-feira, 9. São comunidades que lideram denúncias diversas contra a CAB, com enfoque maior na falta d’água e contas abusivas. Em alguns casos, os hidrômetros (que se movimentam com vento) registram consumo irreal. Os moradores são unânimes em afirmar que apenas as contas da CAB chegam pontualmente.

A visita inicial da comissão parlamentar será no Coophamil, mais especificamente na Avenida Manoel Ramos Lino, via principal do bairro, onde várias crateras abertas {e não tampadas} pela CAB resultaram em transtornos e acidentes. Três foram próximos à Lanchonete Kangas, situada no trevo de acesso à parte alta do Coophamil. Também os bairros Industriário I e II serão visitados na mesma data.

"A CAB tem registrado atuação deficitária e abusiva, de péssima qualidade, em várias regiões do município, inclusive na área central. A população cuiabana já não aguenta mais os desmandos perpetrados por essa empresa, que não cumpre os dispositivos contratuais quando da concessão dos serviços de saneamento básico. Aliás, esses inexistem, ou funcionam com precariedade total, para revolta dos consumidores", disse Renivaldo.

Os abusos envolvem desde falta d'água por dias consecutivos, cortes ilegais no fornecimento (escasso) e, principalmente, contas de valores gradualmente altos.

"Ao assumir a responsabilidade dos serviços, a CAB se comprometeu a regularizar o sistema de saneamento básico. Mas os prazos estão expirando sem que isso aconteça. Para termos uma ideia do descaso, 50% dos bairros e região central de Cuiabá deveriam dispor hoje de saneamento regular, funcional. O que temos aí é uma aberração de serviços, se podemos chamá-los assim, além de contas que chegam com valores superfaturados, mês a mês. A comissão quer colocar tudo isso em pratos limpos, com o intuito de impedir a CAB de continuar explorando o povo cuiabano. Pois enquanto os cofres da empresa tilintam lucros altíssimos, a população padece com esse descaso dos dirigentes da CAB às demandas do município nesse segmento".

Renivaldo também citou que essa deficiência da CAB tem atingido empresas da capital, ligadas à construção civil. "Vários empresários se queixam de estar sendo lesados pela CAB, que não concretiza serviços estruturais de saneamento, básicos à edificação de empreendimentos imobiliários. Assim, a comissão quer ouvir diretores da Concremax, Creci, entre outras. Muitas têm histórico longo dos prejuízos que sofrem desde que a CAB Cuiabá assinou contrato com a Prefeitura para substituir oficialmente a Sanecap - Companhia de Abastecimento da Capital".

Ele não descarta a possibilidade de revogação desse contrato e/ou de a CAB vir a ser penalizada com multas por conta das falhas verificadas nos serviços de abastecimento. "O importante é que ela {CAB} não está cumprindo - ou não quer cumprir - os dispositivos contratuais. O porquê disso está na pauta do trabalho dessa comissão. Vamos analisar item por item, para ultimar as providências urgentes que tal situação requer" - ponderou o parlamentar. Renivaldo ainda adiantou que as oitivas da CPI da CAB serão realizadas brevemente. “A Câmara Municipal está atenta. A população pode contar com o Legislativo para que isso tudo seja sanado”.

João Carlos Queiroz c/Carolina Teixeira Barros - SECOM/Câmara

22/04 - Vereadores derrubam parecer da CCJR em projeto que permite PIX nos ônibus
22/04 - Cezinha acompanha a execução de obras indicadas por ele em bairros da capital