Acessibilidade
Início

NOTÍCIAS
10/12/2013
Vereadores propõem emenda que determina recursos para UPA Pascoal Ramos
Walter Machado
Mais uma vez a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Pascoal Ramos volta a ganhar espaço no debate da Lei Orçamentária Anual (LOA). Mesmo sendo dito pelos vereadores Arilson da Silva (PT) e Ricardo Saad (PSDB) que a LOA 2014 não prevê orçamento para a UPA da região sul, não houve nenhuma alteração do Executivo para contemplar essa unidade de saúde. Os dados foram apresentados durante a segunda audiência da UPA na Câmara de Cuiabá, nesta segunda-feira (09). Outra emenda, apresentada pelo vereador Arilson da Silva, diz respeito aos moradores em situação de vulnerabilidade nas ruas de Cuiabá. 

UPA Pascoal Ramos 

Para garantir recursos para na UPA Pascoal Ramos, uma Emenda foi apresentada para que a Prefeitura destine mais de R$ 5 milhões para o funcionamento da unidade que está prevista para inauguração em agosto. A emenda foi apresenta pelos vereadores Arilson da Silva e Ricardo Saad. 

A UPA Pascoal Ramos é uma luta dos moradores de toda região que foi intensifica neste ano quando a possibilidade de transferência foi apresentada pelo Executivo. Depois de uma série de ações com a participação de importantes entidades como o Conselho Municipal de Saúde, Defensoria Pública e a própria Câmara de Vereadores, as obras foram retomadas neste segundo semestre de 2013. 

O vereador Arilson da Silva chegou de realizar uma Sessão Itinerante no Pascoal Ramos em defesa da manutenção da unidade de saúde no bairro no dia 17 de abril deste ano. Este evento reuniu cerca de mil, sendo a maior realizada a mandatos do Legislativo. 

“A UPA Pascoal Ramos é uma realidade na região do Coxipó e deve sim ser prevista na LOA de 2014, uma vez que a unidade de saúde estará pronta no ano que vem. Já que não há previsão orçamentária para UPA Pascoal Ramos, então será através de emenda que apresentamos que esperamos que os recursos sejam garantidos para o funcionamento deste importante centro de atendimento de saúde. Nossa expectativa é que haja um sinal positivo quanto a nossa emenda”, afirma o vereador Arilson da Silva. 

Moradores de Rua 

Outra emenda apresentada pelo vereador Arilson diz respeito aos moradores de rua. A proposta para ser inserida a LOA 2014 prevê a realização de um senso para contabilizar o número de pessoas que vivem nesta situação de vulnerabilidade, onde a moradia destes cidadãos são esquinas e viadutos, por exemplo. A proposta do senso também responderá a verdadeira situação deste grupo. 

“A emenda tem o objetivo quantificar através do senso para viabilizar contemplar políticas públicas possibilitando inclusão destes moradores de rua para devolver a dignidade a estas pessoas e saber a real situação de risco delas. Um local para acolher estas pessoas e buscar caminhos para inseri-las as famílias e à sociedade é uma das idéias. Também solicito a realização do senso para pensarmos em ações direcionadas e propositivas”, afirma o vereador do PT.

Marcela Brito - Assessoria de Comunicação
Vereador Arilson da Silva (PT)
65 96424976


Imprimir Voltar Compartilhar:   Share




+ Notícias
19/04 - Dídimo celebra Dia do Radioamador com abertura de espaço na Tribuna Livre
19/04 - Kits da 1ª Corrida de Rua Família Popular começam a ser entregues
SESSÃO AO VIVO
INFORMES

Brasão de Cuiabá
Praça Moreira Cabral - Centro - s/n - Cuiabá-MT - CEP 78020-010 - Fone:(65) 3617-1500
secom@camaracuiaba.mt.gov.br - Desenvolvimento: STIT - Todos os direitos reservados © 2023
O horário de atendimento ao público é de segunda a sexta-feira das 7:30hs às 18:00hs.