16/12/2013
Adilson Levante sugere a instituição de uma cruzada contra a pedofilia antes e durante a Copa
Walter Machado
Levante recorda que outros países que sediaram os jogos da Copa choram pelas vítimas dos pedófilos

O fato de Cuiabá se incluir entre as cidades sedes dos jogos da Copa 2014 é motivo de comemoração apenas parcial, afirmou hoje (16-12) o vereador Adilson Levante, PSB. Isso porque este evento esportivo também atrairá criminosos de alta periculosidade. Pedófilos e traficantes de órgãos humanos se incluem nessa lista, alertou.

Segundo Levante, é imprescindível que ações preventivas sejam deflagradas imediatamente por todos os órgãos de segurança da capital/Estado (Polícias Militar/Civil, Exército e Guarda Municipal), com participação efetiva dos Conselhos Tutelares, delegacias e Vara Especializada da Infância e Adolescência.  Uma reunião geral com todas essas instituições pode ser o passo decisivo para garantir maior segurança aos inocentes - instruiu.

“No que depender da Câmara de Cuiabá, podem contar conosco. Esse é um tema que tem sido debatido neste Parlamento já há algum tempo. Não se justifica que ações resolutivas não tenham sido ainda operacionalizadas para debelar a facilidade com que os bandidos agem no município, inclusive na área distrital. Crianças de 12 anos já são mães na Guia”.

O parlamentar sugeriu que seja instituída uma programação reforçada de defesa vigilante das crianças/adolescentes nos quatro cantos do município, devidamente estruturada com equipes treinadas e equipamento técnico. Por enquanto, lamenta, inexiste, na prática, qualquer projeto focado em resguardar a integridade física desses inocentes.

“Proteger nossas crianças/adolescentes jamais deveria ser uma ação restrita à realização de grandes eventos, a exemplo da Copa do Mundo. Isso deveria ser feito continuamente. Ainda que os jogos não tenham sucedido, que a massa de turistas e criminosos não tenha aportado ainda na capital, crimes de natureza pedófila se tornaram comuns no dia a dia do município e restante do Estado”.

E independentemente do legado de empreendimentos estruturais que uma Copa sempre deixa às cidades escolhidas – sublinhou -, esse certame mundial também tem deixado legados preocupantes, do ponto de vista social, e aí se incluem a série de ações criminosas dos pedófilos.

“Crianças e adolescentes costumam ser aliciadas durante os jogos da Copa para se prostituírem em outros países. Ou simplesmente são raptadas com essa finalidade e/ou assassinadas para retirada dos órgãos. Muitos países que sediaram o Mundial registraram acréscimo espantoso de sequestros de crianças e adolescentes. Ainda hoje, anos depois da realização da Copa, as autoridades locais procuram pelos desaparecidos, enquanto suas famílias choram angustiadas tais perdas”.

Levante insiste assim para que as autoridades de segurança formem, em regime de urgência, uma cruzada reforçada de  vigilância, a fim de impedir a livre ação dos criminosos.

“Seria uma cruzada específica contra a pedofilia e traficantes de órgãos. Montar um esquema de defesa permanente para os inocentes é fundamental. As autoridades podem infiltrar centenas de policiais à paisana em meio à multidão, foco de ação dos bandidos, com câmaras monitorando a movimentação. Enfim, faz-se necessário triplicar a vigilância para não propiciar condições aos criminosos de concluírem seus planos”.

João Carlos Queiroz SECOM/Câmara