18/12/2013
Emenda destina verba para unidade de saúde em 2014
Poder contar com atendimento de saúde na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Pascoal Ramos é um sonho dos moradores da região sul de Cuiabá há muito tempo. Poder contar com a realização deste desejo pode ser realidade em 2014 com a conclusão das obras e a destinação de recursos para atender os mais de 145 mil moradores que vão desde o Coxipó da Ponte até as comunidades rurais próximas à Serra de São Vicente.

Um importante passo foi dado para fazer da UPA Pascoal Ramos mais um reforço na área da saúde cuiabana. Foi aprovado no dia 17 de dezembro uma emenda à Lei Orçamentária Anual de 2014 (LOA) que determina investimentos do município no valor de um milhão e duzentos mil reais para manter a unidade no período de agosto a dezembro de 2014. A luta por este recurso foi encampada pelos vereadores Arilson da Silva, do Partido dos Trabalhadores, e Ricardo Saad, do PSDB, autores da emenda que destacam a necessidade de se investir na UPA da região sul. Para que o recurso seja garantido, falta agora a aprovação da prefeitura de Cuiabá.

A emenda à LOA 2014 do município é resultado de um questionamento apresentado pelos dois vereadores durante as audiências públicas sobre o tema na Câmara de Cuiabá, no mês de dezembro. Ao receber a proposta da Lei Orçamentária, os vereadores Arilson da Silva e Ricardo Saad perceberam que o município não prevê orçamento para a UPA da região sul, mas há previsão para UPA Morada do Ouro no valor de R$15.600,000.

“A UPA Pascoal Ramos é uma realidade na região do Coxipó e deve sim ser prevista na LOA de 2014, uma vez que a unidade de saúde estará pronta no ano que vem. Já que não há previsão orçamentária para UPA Pascoal Ramos, então será através de emenda que apresentamos que esperamos que os recursos sejam garantidos para o funcionamento deste importante centro de atendimento de saúde. Nossa expectativa é que haja um sinal positivo quanto a nossa emenda e o sonho de uma UPA na região seja realizado”, afirma o vereador Arilson da Silva.

De acordo com a prefeitura de Cuiabá, a expectativa para a inauguração da UPA no bairro Pascoal Ramos é agosto. Por este motivo, a emenda propõe investimento para os últimos meses de 2014. O vereador Ricardo Saad explica que todas as UPAs recebem investimentos tripartites sendo 50% do valor total oriundo do Governo Federal, 25% vindo do Governo Estadual e 25% do Governo Municipal. “O objetivo da emenda é garantir que UPA Pascoal Ramos tenham recursos para o atender toda população em 2014”.

Conquista do povo – luta de todos

A Unidade de Pronto Atendimento não é história recente dos moradores da região do Pascoal Ramos. Há anos trabalhadores assalariados, donas de casas, profissionais liberais, estudantes, aposentados entre outros vêm somando esforços para reforçar o atendimento de saúde na região que conta hoje, com uma policlínica.

Neste ano de 2013, a luta pela unidade de saúde pública foi intensificada desde janeiro com a participação de parlamentares que se comprometeram em atuar pela construção do centro de saúde. Entre os vereadores que estão desde o início em defesa unidade estão Arilson da Silva, cuja destaque é a atuação nos movimentos sociais, e os vereadores que também são médicos, Ricardo Saad e Maurélio Ribeiro.

As expectativas da população aumentaram quando o Executivo Municipal sinalizou a possibilidade de transferência do Pascoal Ramos para outro bairro da mesma região, mesmo com as obras iniciadas no terreno já aprovado pelo Ministério da Saúde. Depois de uma série de ações com a participação de importantes entidades como o Conselho Municipal de Saúde, Defensoria Pública e a própria Câmara de Vereadores, as obras foram retomadas neste segundo semestre de 2013.

A Câmara Municipal de Cuiabá participou ativamente desse debate e chegou a realizar uma Sessão Itinerante no Pascoal Ramos, presidida pelo vereador Arilson da Silva em defesa da manutenção da unidade de saúde no bairro no dia 17 de abril de 2013. Este evento reuniu cerca de mil pessoas, sendo a maior realizada pelo Legislativo.

A UPA Pascoal Ramos funcionará 24 horas por dia, sete dias por semana e podem resolver grande parte das urgências e emergências, como pressão e febre alta, fraturas, cortes, infarto e derrame. Com isso ajudam a diminuir as filas nos prontos-socorros dos hospitais.