26/02/2008
Lutero inaugura placa que nomeia a policlínica do Verdão
Secom Câmara/CBA
Descerramento da placa nominativa Drº José de Faria Vinagre
O vereador Lutero Ponce (PMDB) e presidente da Câmara Municipal de Cuiabá inaugurou na manhã do dia 25, a placa nominativa da Policlínica Drº José de Faria Vinagre, mais conhecida como policlínica do Verdão. A implantação da placa é normatizada pela Lei Municipal Nº 4.992, de 25 de julho de 2007 de autoria do vereador e tem a parceria da UNIMED.

De acordo com o vereador Lutero, a implantação das placas não tem custo nenhum para os cofres públicos porque os parceiros financiam o projeto. “Se não fosse por meio das parcerias que corremos atrás não teríamos sequer aprovado essa Lei. Como vereador busco resgatar a nossa história, da cuiabania, e o Drº José de Faria Vinagre com certeza fez parte dessa história. A policlínica já tinha o nome do doutor, mas não a sua história. Há necessidade de demonstrarmos o que o homenageado fez para merecer a honraria”, afirmou.

A Lei estabelece que a placa deva conter além do nome do homenageado, foto, filiação, naturalidade, data de nascimento e falecimento e um breve histórico de quem foi a personalidade que cede seu nome à instituição. Dispõe também que esta tenha um metro de altura e 60 cm de largura. A foto não pode ser inferior à 25 cm de altura e 18 cm de largura. Os logradouros públicos citados na Lei são as escolas municipais, museus, centros de convivência de idosos, creches, policlínicas, postos de saúde, praças e parques.

Cetímio Zagabria, vice-presidente da UNIMED Cuiabá, diz que sua instituição acredita na importância do projeto ao registrar a história de quem nomeia um logradouro público. “Acho muito importante esse projeto. É uma idéia magnífica do vereador Lutero Ponce, pois vai resgatar personalidades históricas de Cuiabá nos últimos 80 anos e lhes dar maior visibilidade. Resolvemos firmar essa parceria, porque já que a UNIMED tem as suas raízes na sociedade cuiabana ela tem o dever de apoiar”, afirmou.

Segundo José Fernando Vinagre, vice-corregedor do Conselho Federal de Medicina e filho de José Faria Vinagre, seu pai foi o primeiro médico pediatra de Mato Grosso e completou quase 40 anos de serviços prestados à comunidade cuiabana. Vinagre foi co-responsável pela instalação da Universidade Federal em Cuiabá e presidente da Associação Médica de Mato Grosso por duas vezes. “Faz 21 anos que meu pai faleceu e fico muito gratificado em saber que ele ainda é lembrado e homenageado. Ele chegou aqui (Cuiabá) nos anos 50, trabalhou na Santa Casa e Hospital Geral atendendo de graça os menos favorecidos, porque na época ainda não existia o SUS. Espero que o objetivo dessa placa seja atingido, que é resgatar essa memória”, comentou.

Assessoria: Secom CâmaraCba/Glaucia Colognesi

19/04 - Kits da 1ª Corrida de Rua Família Popular começam a ser entregues