26/02/2008
Alunos da UPC c obram definição do executivo
Na tribuna livre da Câmara Municipal de Cuiabá,o presidente da ACAUPC, Associação dos Amigos da UPC, Alberto Roberto Dalladrea falou aos vereadores dos problemas que a entidade enfrenta e o medo freqüente que gera intranqüilidade aos 1.500 alunos que freqüentam a Universidade Popular Comunitária. Segundo Alberto a Prefeitura Municipal de Cuiabá manifesta dificuldades para manter a instituição e os alunos estão aguardando o início do ano letivo.

A UPC na visão do Adalberto representa a esperança para as pessoas na faixa etária dos 50 anos. “A universidade devolveu a dignidade a vontade de viver para homens e mulheres que achavam que estavam no final da vida, que já não saiam de casa por medo, vergonha e falta de estudos”, desabafou.

De acordo com as últimas pesquisas realizadas pelo IBGE, MT possui aproximadamente 833 mil pessoas acima de 15 anos de idade que não concluíram o ensino fundamental. A UPC-MT vai ter como público alvo a população acima dos 25 anos que pode cursar desde o ensino fundamental, médio e ainda o terceiro grau.

O presidente da UPC pediu mais empenho dos vereadores no trabalho de reforço das políticas públicas em defesa da entidade. A universidade nasceu em 2002 através do ex-Secretário de Educação, Carlos Maldonado.Ainda hoje enfrenta dificuldades. Não possui sede própria e faltam professores.

Assessoria: Secom CâmaraCba/Roseli Cordeiro