Início
NOTÍCIAS
10/02/2014
Clovito propõe lei que evita constrangimento a transexuais e congêneres
Secom/ Câmara Municipal de Cuiabá
Vereador Clovito Hugueney
Reiniciando a legislatura de 2014, após o período de recesso parlamentar, o vereador Clovito Hugueney (SD), retoma seus trabalhos lutando pela aprovação da lei que obriga estabelecimentos de qualquer natureza, que atendam ao grande público no município de Cuiabá, a tratar pelo nome social os transexuais, travestis e congêneres. O projeto deve ser entregue nas próximas sessões ordinárias.

O nome social é aquele utilizado cotidianamente pelas pessoas e, reconhecido pelos seus pares, que difere do nome oficialmente registrado, não refletindo a identidade de gênero da pessoa. “Queremos garantir a dignidade destas pessoas e acima de tudo, evitar constrangimentos. Imagina uma pessoa chegando num órgão público, cheio de gente, com a aparência física de mulher, por exemplo, sendo chamada pelo nome masculino! Isso cria um grande constrangimento”, explicou Clovito.

Com o projeto, o vereador pretende que estes nomes sejam utilizados socialmente, mas sem alteração no documento oficial da pessoa, garantindo a ela maior tranquilidade e aceitação por parte da sociedade, quando ela estiver dentro dos espaços públicos.

Além desta luta, o vereador pretende propor outras leis neste ano, que envolvam maior estruturação e conforto, como colocação de banheiros químicos e bebedouros em locais públicos.

Clovito também vai continuar com especial atenção às Indicações, que garantem iluminação pública, patrolamento de ruas, limpeza de terrenos baldios e centros comunitários. Em 2013, as indicações do vereador beneficiaram mais de 30 bairros, entre eles, Pedra 90, Dr. Fábio, Altos da Serra e Jardim União.

Luciana OliveiraPereira



Imprimir Voltar Compartilhar:  




+ Notícias
30/03 - Presidente Chico 2000 participa da entrega de kits para 34° Corrida Bom Jesus de Cuiabá
30/03 - Vereador Jeferson Siqueira lamenta morte de entregador e cobra melhorias pontuais
30/03 - Pinduca, o ‘Rei do Carimbó’ participa da Tribuna Livre e recebe Moção de Aplausos
30/03 - Câmara vota requerimentos na sessão desta quinta-feira, 30
30/03 - Câmara participa da 14ª Conferência de Saúde em Cuiabá
30/03 - Chico 2000 visita desembargador Orlando Perri e uma das pautas é a saúde na capital
30/03 - Comissão de cultura fará audiência sobre gestão do centro histórico
29/03 - "Estacionar em ciclovias e ciclofaixas é ilegal e pode pagar multa”, diz diretora de Engenharia da Semob
29/03 - Plano de Gestão para Centro Histórico de Cuiabá é apresentado em reunião a CCPH
29/03 - Secretarias de Ações Institucionais e Cultura recebem 3ª edição do “Café com Presidente”
29/03 - Inscrições para Corrida do Legislativo vão até dia 7 de abril
29/03 - 3ª Reunião Ordinária da Comissão de Transportes, Urbanismo, Meio Ambiente e Defesa dos Animais recebe engenheira da Semob
SESSÃO AO VIVO
INFORMES
Praça Moreira Cabral - Centro - s/n - Cuiabá-MT - CEP 78020-010 - Fone: (65) 3617-1500
Desenvolvimento: Secretaria de Comunicação - Todos os direitos reservados © 2018
O horário de atendimento ao público é de segunda a sexta-feira das 7:00hs às 18:00hs.