19/02/2014
Após cobrança, funerárias abrem as portas para vistoria
Assessoria do Vereador Juca do Guaraná Filho
Vereador Juca em vistoria à funerária

“A partir desta sexta-feira, quem optar pelo serviço gratuito das funerárias, terá a opção de três caixões”

Vereadores vistoriaram nesta ultima sexta-feira (14) funerárias da capital, a ação ocorreu logo após questionamento levantado pelo parlamentar municipal Juca do Guaraná Filho ( PT do B) , quanto aos valores finais do procedimento fúnebre , que podem variar de R$ 8 Mil à R$ 22 Mil na capital.

Esteve acompanhado Juca Filho os vereadores Lilo Pinheiro (PRP), Onofre Júnior (PSB), Leonardo de Oliveira (PTB) e Haroldo Kuzai (SDD) que foram recepcionados por Nilson Martins, Proprietário da Pax nacional Prever (plano que cobre serviços fúnebres) que atende várias cidades de Mato Grosso , dono da Funerária Dom Bosco.

Vários questionamentos surgiram durante a inspeção principalmente quanto aos serviços gratuitos, que não é amplamente divulgado. Observou-se a não opção de Caixões, para quem tem a necessidade de utilizar opção voltada à comunidade carente ( gratuito) .

“Devemos respeitar este momento, hoje as funerárias disponibilizam apenas uma opção de caixão no gratuito. Outro ponto é a Tanatopraxia ; o procedimento de preparação do cadáver para o velório ou funeral, para o corpo não sofrer as decomposições naturais ( odor e vazamento de liquido) ; mesmo que por doação de outros, quem faz a opção do gratuito não pode utilizar este serviço”, questiona Juca.

Outro ponto que espantou os vereadores é que há sete anos já existe um crematório em Cuiabá, mas está desativado por falta de liberação. “Primeiro crematório de Cuiabá aguarda há anos por autorização da Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema) para realizar as cremações. O maquinário‚ importado‚ ao custo de cerca de US$ 250 mil em 2005‚ aguarda a licença para ser instalado no cemitério Parque Bom Jesus‚ na Capital”, relatou Nilson, diretor da Pax nacional Prever .

Diante dos fatos levantados Juca e os demais parlamentares já entraram  com o pedido para melhorias no atendimento gratuito, e  estão investigando os motivos da não liberação do crematório, o que seria uma nova opção para a população, custeando até pela metade o valor de um funeral, tendo em vista não existência das custas do sepultamento.

Assessoria de Gabinete - Elizângela Tenório

19/04 - Kits da 1ª Corrida de Rua Família Popular começam a ser entregues